Minhas Leituras #10: Um Passo em Falso – Harlan Coben

um_passo_falso_destaque

“O clima ficando mais maduro”

Título: Um Passo em Falso
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 272
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2Q82yLD

Os livros da série Myron Bolitar não seguem uma sequência, não exatamente. A história dos personagens principais é desenvolvida a cada livro, há um desenrolar dos fatos. Porém é possível ler um livro fora da ordem e mesmo assim compreende-lo. Cada livro apresenta uma história única, já que Myron é um agente esportivo que está sempre dando uma de detetive, ajudando seus clientes com problemas pessoais. Cada livro é um caso diferente. Entretanto, a vida dos protagonistas se desenvolve a cada nova edição, dessa forma alguma coisa sobre o enredo pode ficar confusa. Por isso recomendo iniciar a leitura do começo (), para que nenhuma informação seja perdida ou fique sem sentido.

Este é o quinto episódio da série policial criada pelo escritor estadunidense Harlan Coben, que é também o autor da série infanto-juvenil Mickey Bolitar, além de escrever diversos romances independentes, que não fazem parte de uma série. Seu livro mais vendido no mundo foi publicado no Brasil pela editora Arqueiro em 2009, com o título de Não Conte a Ninguém, e foi adaptado para o cinema pelo diretor francês Guillaume Canet em 2006.

A carreira como escritor de Harlan Coben deu um salto com a publicação do primeiro livro da série Myron Bolitar em 1995. Deal Breaker, publicado aqui como Quebra de Confiança (Arqueiro, 2001), colocou o autor na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos e impulsionou a continuidade da série. Além disso, Deal Breaker rendeu ao autor o prêmio Anthony Awards. Coben também venceu mais dois prêmios importantes da literatura mistério/policial dos Estados Unidos: o Edgar Award e o Shamus Award. Foi o primeiro autor a conseguir esse feito, vencer os três prêmios.

Falemos agora sobre o assunto principal deste post. Um Passo em Falso segue a história do ex-atleta e agora agente esportivo Myron Bolitar. Trata-se de um personagem único. Engraçado, ingênuo, caricato; e ainda assim durão, inteligente e sagaz. Todos os protagonistas e personagens recorrentes dessa série são um tanto quanto caricatos. Apresentam características que não se encaixam, você não consegue imaginar alguém de verdade fazendo as coisas que eles fazem. Mas é isso que caracteriza a originalidade da escrita de Coben: uma história cheia de mistério, reviravoltas (plot twists), ação, referências à cultura pop e à cultura dos Estados Unidos. Tudo sempre regado e um bom humor ácido. A cada capítulo um novo fato é apresentado, que se contradiz com o anterior e adiciona uma nova dúvida, dando um nó na cabeça do leitor. Somente na última página o mistério é revelado. Harlan Coben desenvolveu muito bem sua receita para o sucesso literário e sempre a aplica com maestria, sem enjoar, sem ser repetitivo.

Sempre em busca de conseguir um contrato com novos clientes, Myron vê uma oportunidade de ser o agente de Brenda Slaughter (sobrenome que não foi escolhido em vão, já que pode ser traduzido do inglês como “chacina”). Aceitando, assim, investigar algumas ameaças que a atleta está recebendo, assim como o desaparecimento de seu pai.

Não é uma boa ideia contar muitos detalhes sobre o enredo de um livro como esse, pois cada detalhe pode fazer toda a diferença e estragar o clima de mistério. Myron, com a ajuda de Win, um cara que beira a psicopatia, herdeiro de uma família abastada e seu melhor amigo, vai bisbilhotar o passado, encontrar fatos comprometedores sobre a poderosa família Bradford e lidar com uma influente família de mafiosos.

Os personagens principais, Myron, Win e Esperanza são todos caricatos e pouco críveis. Entretanto, nesse livro eles são apresentados de maneira mais séria, menos escrachados. Vemos os problemas no relacionamento entre o protagonista e Jessica, sua namorada. As feridas mal cicatrizadas do passado, a presença de uma bela jovem, que podem mexer com os seus sentimentos. Seus preconceitos. Os problemas a serem resolvidos no trabalho com sua amiga Esperanza. Até Win está mais sério. Seu lado humano nos foi apresentado no livro anterior, O Preço da Vitória (Arqueiro, 2013), já sabemos que ele não é tão frio quanto aparenta. Em Um Passo em Falso o clima e tudo o que acontece é um pouco mais pesado, mais sério. Podemos dizer que não se trata de uma história feliz. Mesmo assim,

Para quem gosta de um bom mistério, bom humor e quer uma leitura para entretenimento, este é uma pedida certeira, assim como os demais livros da série. É impossível não ser cativados pelas personagens. Até agora é a edição somos apresentados a personagens mais humanos. Até agora, pois este é ainda o quinto livro e talvez nos próximos isso possa mudar. Trata-se de uma série que possui muitos livros, mas que valem a pena serem lidos. Harlan Coben sabe como ninguém juntar os pedaços de uma história e distribui-la aos poucos, amarrando bem o enredo. Não é um livro grande, pode ser lido em pouco tempo, e você com certeza fará isso, porque ficará ansioso para saber o que acontecerá no próximo capítulo. Sentirá uma ânsia por respostas. A edição possui uma capa bonita, que diz um pouco sobre o esporte apresentado na história – a cada livro um determinado esporte é abordado. É uma capa simples, com orelhas, impresso em papel Pólen Soft em fonte de bom tamanho; a editora não deixou a desejar. São livros baratos, podem ser encontrados por preços acessíveis na internet, basta pesquisar.

Minha nota (de 0 a 5): 4,5

Alan Martins

umpassoemfalso_meu
Minha edição. A capa transmite um clima de mistério e uma boa ideia do enredo.

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s