Os filhos de Anansi, de Neil Gaiman – Uma resenha

Será que Os filhos de Anansi, de Neil Gaiman, é um bom livro? Leia minha resenha para saber!

Capa do livro Os filhos de Anansi, de Neil Gaiman, editora Intrínseca

Neil Gaiman é um dos autores de fantasia mais aclamados das últimas décadas. Dentre seus livros, destacam-se Deuses americanos, Coraline e a série de HQs Sandman. Se eu dissesse que seu primeiro livro foi uma biografia da banda Duran Duran, você acreditaria? Pois é, o mundo guarda surpresas!

Para escrever o grandioso Deuses americanos, Gaiman pesquisou, e muito. A riquíssima mitologia do continente africano chamou sua atenção. Sobretudo as histórias sobre Anansi.

Quem é Anansi?

Anansi é um personagem folclórico do povo Acã, grupo étnico que vive em regiões do Gana e da Costa do Marfim. Ele é uma espécie de deus malandro, pregador de peças, que busca sempre tirar vantagem.

Dizem que sua forma original é a de uma aranha. Seu mito foi levado por seu povo à América do Norte, na época da escravidão. Em algumas regiões dos Estados Unidos suas histórias ainda são populares.

Quem já leu Deuses americanos, ou assistiu à série, conhece o personagem Anansi. Neil Gaiman se encantou tanto por esse deus que resolveu escrever um romance sobre ele. Ou melhor, sobre seus filhos.

O enredo de Os filhos de Anansi

Em seus romances para adultos, Gaiman parece criar protagonistas bem semelhantes. Eles sempre parecem fracos, inicialmente; são pessoas comuns, que se encontram em situações fantásticas; e possuem problemas de relacionamento.

Os cenários e situações também são bastante parecidos. Há o mundo real, palpável, mas existe também um mundo fantástico, oculto.

Charles “Fat Charlie” Nancy é um adulto americano vivendo em Londres. Leva uma vida simples, com um trabalho que odeia e uma noiva que talvez não seja seu verdadeiro amor.

Apesar de ser um ótimo cantor, Fat Charlie é muito tímido. Parte dessa timidez é culpa de seu pai, que pregava peças no filho pequeno. Além de não possuir boas lembranças do pai, Fat Charlie é um adulto nada assertivo.

Sua vida e realidade mudam da noite para o dia. Ele descobre não ser filho único! Entretanto, seu misterioso irmão, que se chama Spider, vai se mostrar um grande inconveniente.

E as surpresas não param por aí! Se ligou: Anansi, aranha, Spider? Isso mesmo, Fat Charlie vai descobrir muitos segredos sobre seu pai, assim como um mundo mitológico e perigoso.

O livro Os filhos de Anansi é bom?

Os filhos de Anansi é um livro muito bom. Trata-se de uma história de fantasia, com um toque sombrio. A escrita de Neil Gaiman, mesmo quando escreve para adultos, tem uma pitada de conto de fadas. Essa característica casa muito bem com o enredo.

Podemos dizer que Gaiman é um dos maiores contadores de histórias da atualidade. Há uma boa dosagem de suspense, mistério e humor, sem falar em sua habilidade de criar novas narrativas a partir de mitologias.

Não é o melhor trabalho do autor. É difícil superar a grandiosidade de Deuses americanos, por exemplo. Todavia, Os filhos de Anansi é um trabalho de alto nível.

Claro que nem tudo é perfeito. Como eu mencionei, os protagonistas de Gaiman costumam ser pessoas fracas, que se desenvolvem ao longo do enredo. Tal fraqueza, às vezes, irrita. Fato capaz de atrapalhar a conexão do leitor com os personagens.

Enfim, leitura leve, rápida, divertida e prazerosa. Tive bons momentos com esse livro. Sem dúvidas, uma boa leitura.

Sobre a edição da Intrínseca

Edição padrão: brochura, capa com orelhas, miolo em papel Pólen Soft, boa diagramação. O papel da capa possui alta alvura, dando um aspecto legal à obra.

Boa tradução, de Edmundo Barreiros. Essa edição possui alguns textos extras, e tudo isso a torna muito melhor que a antiga edição da Conrad.

Vale a pena ler Os filhos de Anansi? O veredito

Todo mundo deveria ler ao menos um livro de Neil Gaiman. Um autor criativo, de escrita refinada, que dá novos ares a mitologias do mundo todo.

Quem gosta da literatura fantástica vai adorar Os filhos de Anansi. Talvez não seja a melhor recomendação para ler o autor pela primeira vez. Contudo, é um ótimo ponto de partida para conhecer mitologias pouco conhecidas no Brasil.

Nota (de 0 a 5): 4

Detalhes do livro Os filhos de Anansi, de Neil Gaiman, por dentro
Capa muito bonita, um padrão adotado em outros livros do autor pela editora Intrínseca.

Ficha técnica

Título: Os filhos de Anansi
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 328
ISBN-13: 978-8580576993
Encontre esse livro na Amazon:
https://amzn.to/36pZd4Q

Curtiu minha resenha? Deixe sua opinião nos comentários. Para me dar uma força, não se esqueça de deixar seu like e de compartilhar esse post nas redes sociais!

Obrigado pela visita. Forte abraço!


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s