Vale a pena estudar na UNIVESP? Meu relato como aluno

Será que vale a pena estudar na UNIVESP? Leia meu relato antes de prestar o vestibular!


Vale a pena estudar na UNIVESP? Veja se a Univesp é boa: Mulher pensando se vale a pena

As vagas em cursos de Ensino a Distância (EAD) crescem a cada dia no Brasil, e o estado de São Paulo já se preparou para esta demanda. A UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) foi criada como Fundação em 2012, com a proposta de ser uma universidade pública exclusivamente voltada ao EAD.

Muitas pessoas sonham em estudar em uma universidade pública, mas não possuem tempo. A modalidade EAD proporciona uma maior flexibilização de horários, o que é muito bom para quem trabalha e tem muitos compromissos.

Dessa forma, a UNIVESP parece ser uma ótima opção. Contudo, antes de tomar qualquer decisão, leia este meu relato e veja se essa modalidade de ensino vale a pena para você!

O que é a UNIVESP?

A UNIVESP é mantida pelo estado de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista, o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta. Ou seja, algumas das melhores instituições de ensino superior do país estão por trás dessa empreitada.

Em 2014 foram ofertados os primeiros cursos próprios de graduação. No ano seguinte a instituição foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Este credenciamento é muito importante, pois garante que os diplomas são válidos em todo território nacional.

Diploma da UNIVESP e capelo em vetor

Por se tratar de uma instituição pública, a UNIVESP já passou por diversas reformulações. A cada novo governador é possível que mudanças aconteçam. Até agora a maioria das mudanças foram positivas, buscando aprimorar a qualidade dos cursos.

Como foi dito antes, esta universidade oferece apenas cursos na modalidade EAD, com a qualidade das mais renomadas universidades públicas do país.

Por incrível que pareça, muitas pessoas sequer sabem de sua existência! Se você vive no Estado de São Paulo, é bem provável que exista um polo em sua cidade, ou na cidade vizinha.

Confira a lista de polos da UNIVESP em https://univesp.br/polos.

Quais cursos são oferecidos pela UNIVESP?

Os cursos de graduação oferecidos pela UNIVESP são:

  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Produção;
  • Licenciatura em Biologia;
  • Licenciatura em Física;
  • Licenciatura em Matemática;
  • Licenciatura em Química;
  • Pedagogia;
  • Letras – Habilitação em Língua Portuguesa;
  • Bacharelado em Tecnologia da Informação;
  • Bacharelado em Ciência de Dados.

Como você pode ver, são cursos de tecnologia ou licenciaturas. Este é o foco da UNIVESP. Uma medida inteligente, já que este investimento pode resultar em mão de obra para o estado de São Paulo, como professores e profissionais da tecnologia.

Conheça todos os cursos oferecidos pela UNIVESP

As últimas vagas oferecidas foram para Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras) e área da Computação. Parece que a instituição não está pretendendo investir muito nos demais cursos dessa lista.

Se você não deseja cursar uma licenciatura ou um curso da área da computação, talvez a UNIVESP não seja sua melhor opção.

Conheça mais sobre os cursos e suas matrizes curriculares em https://univesp.br/cursos.

Como se tornar um aluno UNIVESP?

Para ser um aluno, o candidato precisa ser aprovado no vestibular. É o mesmo método das universidades públicas. Importante dizer: o vestibular é presencial!

No início, havia vestibulares semestrais. A partir de 2019, ao que tudo indica, os vestibulares passaram a ser anuais. O estado de São Paulo, com isso, demonstra o desejo de enxugar gastos.

Vestibular Univesp 2021: 11.020 vagas em 305 municípios. Faça sua inscrição!

Como muitas vagas eram oferecidas e a taxa de desistência dos alunos era enorme, ocorria um desperdício de dinheiro. A modalidade EAD é mais barata, mas os recursos públicos devem ser investidos com inteligência.

O resultado é que agora menos vagas são oferecidas. Outra mudança foi a unificação de cursos. Por exemplo: se você prestar o vestibular para Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras), você concorrerá a um número de vagas. Se houvesse 20 vagas para Licenciaturas, então os vinte alunos aprovados formariam uma turma.

Sendo aprovado, você e os outros dezenove alunos cursariam dois semestres com uma mesma grade curricular. A partir do terceiro semestre, você e os demais alunos poderiam escolher a área específica (Pedagogia, Matemática ou Letras), e daí em diante cada um estudaria a matriz curricular desta área, ao final, se graduando na área escolhida.

Resumindo: o primeiro ano é igual para toda a turma, e depois cada um começa a estudar as matérias específicas da área de escolha. No último vestibular, essa união de cursos também ocorreu com a área de tecnologia, que ficou conhecida como Computação. O último vestibular foi para Licenciaturas e Computação.

Para mais informações sobre vestibulares, acesse https://univesp.br/vestibular.

Como é o estudo?

Existem diversos polos da UNIVESP espalhados por várias cidades de São Paulo. Ao prestar o vestibular, você estará prestando para um polo em específico.

A cada vestibular, uma nova turma é formada. Mesmo que cada aluno escolha uma licenciatura diferente, nada muda. Até a graduação, a turma é fixa.

O remanejamento de polo é permitido ao aluno a partir do segundo semestre do curso, mas não existe a possibilidade de mudança de curso. 

Estamos falando de uma universidade totalmente EAD. Não é necessária a presença semanal nos polos. Os alunos só precisam ir ao polo para realizar as provas bimestrais, que são sempre presenciais. Além disso, os alunos podem utilizar o polo para estudar, pois estes possuem computadores com acesso à internet.

Sobre as provas, são presenciais e físicas, no papel mesmo. A data das provas de cada turma é sempre agendada com antecedência, automaticamente. No mesmo dia são aplicadas as provas de todas as matérias do bimestre! Então, se o aluno possuir três matérias em um bimestre, ele fará as três no mesmo dia.

Não há motivo para desespero! As provas seguem um padrão. São 4 questões de múltipla escolha e 2 dissertativas. O tempo é suficiente para responder a todas as questões. Vale lembrar que os exames também existem na UNIVESP.

Para realizar as provas, é preciso estudar antes, não é mesmo? Os alunos UNIVESP acessam suas aulas e leituras por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A partir de 2021, a UNIVESP adotou a ferramenta Blackboard Learn para hospedar seu AVA. A troca deixou alguns alunos incomodados, pois estavam acostumados com a outra plataforma, o Canvas. Contudo, a instituição está fazendo o possível para melhorar a experiência dos alunos, sem falar que é preciso tempo para se adaptar. Novos alunos não terão problemas.

Neste ambiente os alunos têm acesso a diversos conteúdos, como videoaulas, textos, atividades e bibliotecas virtuais. Todos os horários e datas importantes também estão no AVA.

Tecnologia de educação a distância UNIVESP

As matérias são bimestrais e divididas em semanas. A cada semana um novo conteúdo é liberado e, dessa forma, os alunos vão se aprofundando na matéria. Até a data da prova, os alunos percorrem 8 semanas de estudo.

O corpo docente é excelente, composto por professores doutores e pós-doutores. A didática é um pouco diferente, já que são videoaulas. Todavia, a qualidade do ensino não deixa a desejar, é de alto nível.

As notas não dependem apenas das provas. Os alunos possuem atividades semanais de cada matéria. São atividades simples: testes de múltipla escolha.

Não parece difícil, entretanto, é preciso estudar muito e responder com atenção. Estas atividades compõem boa parte da nota final!

Todo bom curso de graduação possui estágio, e na UNIVESP não é diferente. Os alunos devem fazer os estágios em suas respectivas áreas de estudo, e tudo presencial. Além disso, também há TCC!

Às vezes a modalidade EAD pode parecer algo solitário, sem contato com outros alunos. Por isso os cursos da UNIVESP possuem o Projeto Integrador (PI). Até o final do curso os alunos possuem 6 PIs, que são semestrais.

O PI é um projeto de pesquisa feito em grupo. Os grupos são formados entre os alunos de uma turma. Além dessa interação, os PIs estimulam a pesquisa, com os alunos indo a campo coletar dados a respeito de um tema.

Quando um PI chega ao fim, os alunos devem entregar um relatório, assim como um vídeo apresentando a pesquisa. Sendo um trabalho em grupo, este é o momento de conhecer melhor sua turma e até mesmo de fazer novas amizades!

Ao longo de cada PI, e também de cada matéria, os alunos são auxiliados por facilitadores. Estes são alunos de mestrado, ou doutorado, das universidades públicas de São Paulo. Como remuneração por este trabalho, os facilitadores recebem uma bolsa para suas pesquisas.

É uma troca muito justa e positiva, já que oferece a possibilidade de os alunos terem esse contato com outras pessoas, que também são estudantes, e que estão lá para tirar suas dúvidas.

Outra função dos facilitadores é a de oferecer lives. A ferramenta utilizada atualmente é o Blackboard Collaborate, integrado ao próprio AVA, que permite chamadas de vídeo entre várias pessoas ao mesmo tempo (igual ao Google Meet). Nessas lives os facilitadores tiram dúvidas e explicam o tema abordado pela matéria durante a semana.

Conheça mais sobre a instituição https://univesp.br/.

A UNIVESP é boa?

A UNIVESP é boa e vale a pena, sim!

Sou aluno da instituição desde 2019. Sempre quis cursar Letras e encontrei uma boa oportunidade.

Esta é minha segunda graduação e talvez por isso eu não estou enfrentando muita dificuldade. Para uma primeira graduação, o EAD pode ser um grande desafio.

Mesmo com os facilitadores, tirar dúvidas pode ser difícil. Aqui a união entre a turma é de grande importância e necessidade. Grupos de WhatsApp podem ajudar muito!

Sair do ensino básico presencial e iniciar um curso superior EAD é bem diferente. No EAD você faz seu tempo, e isso exige muita organização e foco.

Como as matérias são liberadas semanalmente, eu preciso ir me organizado a cada semana para não acumular leituras e videoaulas. Os prazos sempre devem ser seguidos à risca!

Há pessoas que pensam que EAD é brincadeira, que poderão “ir levando”. Que engano! Nesta modalidade tudo depende muito mais do aluno do que de qualquer outra variável.

Sem falar que a UNIVESP é uma instituição séria e as matérias exigem muito. Ainda bem que eu gosto de ler. Já houve semana em que tive cerca de oito textos para ler!

Isso é bom, demonstra a qualidade do ensino. Quem se graduar pela UNIVESP não estará perdendo em nada. É uma instituição que dá de 10 a 0 em muita instituição particular.

O AVA funciona muito bem e é bastante estável. Os alunos também ganham acesso a diversas ferramentas do G Suite e do Office 365 Online, como e-mail, Google Drive e One Drive com armazenamento ilimitado!

Claro que nem tudo é perfeito. Às vezes é difícil entrar em contato com a instituição e há facilitadores que nunca respondem. As notas das provas também sofrem dessa demora. A correção não é muito rápida.

Cabe aos alunos o relato dos problemas à instituição. Isso pode trazer melhorias. Feedback é sempre importante.

Alguns pontos negativos não são culpa da instituição, como alunos da sua turma que nunca respondem nada, o que é bem chato. Isso é um grande problema nos PIs!

Como instituição de EAD, a UNIVESP é uma das melhores do país. Possui diversas parcerias com universidades e empresas de tecnologia. O corpo docente é tão bom quanto as melhores universidades públicas. Os alunos terão uma graduação de extrema qualidade.

Alunos comemorando a graduação pela UNIVESP

Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, com a mesma duração de um curso presencial. Os alunos não saem perdendo em nada em questão de conteúdo. Aliás, sairão da universidade com um belo diploma!

Os pontos negativos estão aí, como poucos cursos sendo oferecidos. Ainda bem que estes pontos podem ser aperfeiçoados sem grandes dificuldades. E a UNIVESP segue um caminho de evolução.

Aos alunos, o grande desafio é mesmo o EAD, que pode trazer dificuldades por ser algo diferente. Nada de outro mundo, é questão de costume.

Toda universidade pública é aberta à população. As videoaulas da UNIVESP são hospedadas no YouTube, ou seja, os vídeos são públicos. Você pode visitar o canal da instituição e assistir a alguns vídeos. Assim será possível ter uma ideia de como as videoaulas funcionam.

Pontos positivos da UNIVESP

  • Cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Professores altamente gabaritados;
  • AVA estável e intuitivo;
  • Material e ensino de qualidade;
  • É uma universidade pública e, no Brasil, estas estão muito à frente das instituições privadas;
  • Um aluno dedicado vai aprender muito;
  • Totalmente virtual;
  • Instituição séria;
  • Parceria com as grandes universidades públicas de São Paulo;
  • Ferramentas do G Suite e Office 365 para os alunos;
  • Lives com facilitadores para fixar o conteúdo.

Pontos negativos da UNIVESP

  • O atendimento ao aluno poderia ser melhor;
  • Facilitadores que não respondem;
  • Apesar da qualificação, alguns professores não conseguem expor sua didática nas videoaulas;
  • As provas demoram para ser corrigidas;
  • Já presenciei muitas questões de atividades serem canceladas por estarem mal formuladas ou devido ao gabarito estar incorreto;
  • Ainda há poucos cursos, sendo um nicho: licenciaturas e computação;
  • Novos governos podem interferir no andar e no futuro da instituição.

Finalizando

Obrigado por ler meu relato até o fim. Espero que eu tenha ajudado. Agora você já pode tomar sua decisão!

Se você gostou deste texto, compartilhe-o com seus amigos que também estão pensando em estudar na UNIVESP! Muita gente pode ter as mesmas dúvidas que você e este post poderá ajudá-las.

Siga o blog nas redes sociais e fique sempre por dentro dos novos conteúdos, assim você estará apoiando meu trabalho. Você também pode seguir o blog via e-mail e receber todos os novos posts em sua caixa de entrada!

Caso tenha alguma dúvida sobre a UNIVESP, deixe um comentário, ficarei feliz em ajudar. Se você não tem nenhuma dúvida, mas gostou do texto, deixe um comentário também. Diga aí o que achou e também se você já conhecia esta instituição de ensino superior.

Até o próximo post!


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

107 pensamentos

  1. Olá Alan, tudo bem?
    Obrigado pelo excelente texto! Muito esclarecedor e bem direto ao ponto, sem enrolações!
    Prestei o vestibular para entrar no 2º semestre de 2021 na UNIVESP e no processo seletivo da FATEC por meio do histórico escolar, e optei por fazer a minha 2ª graduação na FATEC, pois como tinha uma graduação lá, eliminei metade das disciplinas do curso e o finalizei agora em novembro/2023 e pretendo cursar outra graduação, desta vez um bacharelado, justamente por ser 100% EAD e ter a possibilidade de conseguir eliminar boa parte das disciplinas da grade do Bacharelado em TI com as 2 graduações que possuo.

    Muito bom o conteúdo deste post! Me ajudou a esclarecer as minhas dúvidas sobre a instituição.

    Abraço!

    Curtir

  2. Excelente matéria muito produtiva e de fácil entendimento, sou formado pela Univesp em Engenharia da computação turma 2017 / 2 e estou satisfeito com os ensinamentos adquiridos. Grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Luiz! Tudo bem?

      Muito bom saber que você é formado pela Univesp e que gostou do curso. Estou finalizando minha graduação e posso também dizer que foi um curso muito produtivo e interessante. Não é perfeito, há muitas coisas que devem melhorar, mas o ensino é de altíssima qualidade!

      Obrigado pelo comentário!

      Curtir

    1. Olá, Beatriz! Tudo bem?

      As provas são presenciais e ocorrem das 18h às 22h. A Univesp criou um novo sistema de provas, então a regra agora é que as provas são digitais, feitas nos computadores dos polos. Caso haja imprevistos, elas podem ser realizadas no papel.

      Os orientadores fazem lives semanais para explicar e tirar dúvidas sobre as disciplinas. Elas ocorrem em período noturno, visto que a instituição sabe que a maioria dos alunos trabalham. É uma faculdade bastante flexível para quem trabalha o dia todo.

      Obrigado pelo comentário! Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  3. Estou me formando em Fabricação Mecânica pela FATEC (CPS) e vou pedir proficiência de matérias, física, cálculo, geometria, etc… Vou curar Engenharia Da Computação na UNIVESP estou ansioso.

    Curtir

    1. Olá, Bruno. Tudo bem?

      Eu não encontrei a informação exata. Mas eu acredito que vc não será desligado por isso. O que você terá que fazer é realizar essas disciplinas de novo, em regime de equivalência. A Univesp oferece esses cursos de equivalência ao longo do ano, no inverno e no verão. Isso quer dizer que esses cursos ocorrerão em período de férias.

      Espero ter ajudado!

      Obrigado por comentar,

      Abraço

      Curtir

    2. Não! Se você for reprovado em todas as matérias vai ter que fazer DP quando houver oferta. É possível fazer quantas DPs quanto necessárias respeitando um número máximo de horas por semestre. O aluno tem o tempo total do curso + metade deste tempo para integralizar. Por exemplo, em Engenharia da Computação com 5 anos de curso, tem até 7 anos e meio para integralizar o curso.

      Curtir

    3. Oi Bruno,
      Complementando a minha resposta, é interessante quando abrir a renovação de matrícula no portal do aluno que você marque a opção de “renovação automática”, assim além das matérias regulares você será automaticamente matriculado nas DPs ofertadas para matérias nas quais você tenha sido reprovado.
      Existe DP Regular (igualzinho a matéria original, com atividades e tudo), DP por equivalência (você vai cursar uma matéria similar a original, com atividades e tudo) e DP Autoinstrucional (Toda a matéria é liberada desde o começo, não tem atividades e no final do bimestre tem que fazer uma prova e tirar pelo menos 5).
      Na seção “Disciplinas Ofertadas” no Manual do Aluno (link na parte inferior direita da página inicial do Portal do Aluno-SEI) tem um arquivo com todas as disciplinas ofertadas no semestre.

      Curtir

  4. Olá Alan, obrigada por compartilhar sua experiência e como vi aqui nos comentários ajudar tantos alunos. Tenho uma opinião contrária e quis comentar aqui para exteriorizar meu sentimento.
    Discordamos em um ponto crucial, a qualidade de ensino.
    Confesso que estou bem decepcionada com tudo, os professores, os conteúdos, os textos indicados, a didática, a formulação das atividades e o atendimento.

    Estou na terceira graduação e pela primeira vez considero não continuar no curso 😦

    Enfim, parabéns pela dedicação em auxiliar todos aqui e parabéns pelo conteúdo do blog. Vou acompanhá-lo.

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Isa! Tudo bem?

      Poxa, é triste saber que não está gostando a ponto de pensar em abandonar. Está em qual curso e em qual período?

      Eu tenho críticas à instituição também. Algumas disciplinas são fracas, com conteúdo reciclado. Mas essa não é a regra. Vi uma ou duas assim até agora. Acredito que o EAD deixa algumas coisas mais desafiadoras, e uma boa organização da disciplina facilita muito além de eliminar certos problemas.

      A comunicação com a instituição não é a melhor mesmo. Muita coisa melhorou. Dá para resolver quase tudo pelos fóruns das disciplinas, com os tutores. Mas se for necessário falar diretamente com a instituição, aí é mais difícil.

      Não desista não! Tente mais um pouco, vai valer a pena!

      Obrigado por comentar.

      Abraço.

      Curtir

  5. Olá, Alan, tudo bem?
    Pode me tirar uma dúvida? O primeiro bimestre contém 7/8 semanas de atividades avaliativas EAD, no final desse bimestre ocorrerá uma prova presencial, certo? Quantos porcento eu tenho que acertar da prova para não ficar em DP?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Luiz. Como vai?

      Obrigado por comentar e por visitar o blog!

      As atividades avaliativas semanais compõem 40% da nota final, e a prova bimestral presencial, 60%. Para ser aprovado em uma disciplina, sua média final não pode ser inferior a 5.

      Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  6. Oi Alan, ótimo texto, parabéns!
    Gostaria de saber se já que a Univesp tem parceiros com o Centro Paula Souza se eu conseguiria ter aproveitamento de estudos já que já fiz 2 técnicos na Etec.
    Consegue me ajudar com essa informação?
    Desde já obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Giovani! Como vai?

      A Univesp possui parceria com o Centro Paula Souza. Agora, para eliminar horas ou disciplinas, é preciso analisar se as disciplinas batem, assim como o conteúdo. Isso é feito pelo Portal do Aluno. Se você já é aluno, sugiro entrar em contato com a Univesp. Mas a possibilidade de eliminar disciplinas existe sim.

      Obrigado pelo comentário. Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  7. Oi Alan, tudo bem ? muito bom o seu post, bastante esclarecedor… mas eu ainda tenho uma duvida sobre questão de presença, se eu preciso ter algum horário para responder a chamada já que eu mesma monto meu horário de aula, gostaria de saber se é igual as aulas convencionais..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Bianca. Tudo bem?

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Não precisa marcar presença. Você é livre para estudar a hora que quiser, o dia que quiser. Sua presença é contabilizada com as atividades semanais, que possuem prazo de entrega, e, claro, fazendo a prova bimestral.
      Não há necessidade de marcar presença no AVA, muito menos de acessá-lo em um determinado dia ou horário. Apenas fique de olho nos prazos das atividades!

      Abraço.

      Curtir

    1. E aí, David. Tudo bem?

      Obrigado pela visita e por comentar!

      Bem, eu dei uma olhada nos sites de ambas as instituições e, posso estar errado, o único curso igual que encontrei foi o de Ciência de Dados. O da Univesp é bacharelado e o da Fatec é tecnólogo. Acho que aí quem decide é você! A Fatec possui muitos cursos presenciais, já a Univesp, é totalmente virtual. A escolha deve ir mais de acordo com o curso que você deseja. Ambas são boas instituições.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      Curtir

    1. Olá, Bruna. Como vai?

      Parabéns pela aprovação! Espero que goste de estudar na Univesp. Bons estudos!

      O primeiro ano será igual para todos do seu eixo. Todos terão as mesmas disciplinas e etc. No final desse primeiro ano, você terá que escolher qual será sua formação a partir de então: pedagogia, letras ou matemática. Então, sim, você ainda poderá fazer sua escolha. Nada está decidido ainda, só ao final do primeiro ano.

      Espero ter ajudado. Obrigado pela visita.

      Abraço.

      Curtir

  8. Olá, como está a UNIVESP agora, quase dois anos após você escrever esta postagem? Fiz a prova do último domingo, estou na expectativa de conseguir uma vaga para licenciatura em letras, polo de São Caetano. Fico um pouco apreensiva de ingressar nessa instituição; receio de paralisação, cortes do governo, sei lá, medo de no fim das contas não ter uma boa formação. Se puder contar como está a situação atual, agradeço! Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Camila! Como vai?

      Boa sorte, espero que consiga uma vaga!

      A formação é muito boa, há ótimos professores e as disciplinas são exigentes. Se você cumprir tudo certinho, estudar todo o material de cada semana, vai ter uma formação de grande nível. Por ser EaD, há uma maior autonomia, cabe ao aluno se organizar e correr atrás. Mas, claro, há um suporte para dúvidas, com os facilitadores, por meio de fóruns de discussão e lives.

      A Univesp é uma instituição de ensino autônoma, ela já recebe um orçamento e toma as próprias decisões. Depende de verba pública, disponibilizada pelo governo estadual, como qualquer órgão público de ensino. Não acredito que haverá problemas nos próximos anos, é uma universidade que veio para ficar e tem projeto de se expandir. Fique tranquila, você não vai começar o curso e ter que parar devido a um desmanche. Tem gente que tenta colocar medo, ainda mais em ano eleitoral. A universidade já mudou bastante, atualizando sua plataforma, o que indica investimentos.

      Espero ter ajudado!

      Obrigado pela visita e pelo comentário,

      Abraço.

      Curtir

    1. Olá! Como vai?

      Realmente, antes do vestibular é sempre bom dar uma refrescada na memória, estudar um pouco para estar preparado.

      Eu sei que a Maxi Educa tem um material para o vestibular da Univesp, é o único que conheço. Dê uma olhada no site deles, veja se vale a pena e é o que você procura. Trata-se de uma empresa séria, que faz bons materiais para concursos e vestibulares. Vale a pena a visita.

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  9. Olá Alan, adorei seu artigo. Realizei minha inscrição e estou com uma dúvida. São 300 vagas no meu pólo, sendo 100 pra cada eixo, porém consultei que o número de inscritos nos eixos ainda não estão em 100. Isso significa que as chances de passar é de 99%? Rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Renata! Como vai?

      Se são 100 vagas para o eixo que você escolheu e houver menos de 100 inscritos no vestibular para esse eixo, não haverá concorrência, consequentemente será mais fácil ser aprovada.

      A Portaria Univesp PR Nº 19, de 14 de março de 2022 diz o seguinte em seu artigo 4º:
      § 1º – Quando o interesse por um Eixo e Polo, não atingir a relação de 2,0 candidato/vaga, ele será objeto de estudo da Diretoria Acadêmica da Univesp para sua implantação. Caso a Diretoria Acadêmica opte pela não implantação desse Eixo e Polo, a inscrição do candidato será remanejada para outro Eixo e Polo de apoio presencial escolhido na 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª opções.

      Ter um baixo número de interessados, então, não é algo bom. É bom ficar de olho!

      Obrigado pela visita. Espero ter ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  10. Olá, boa tarde, tudo bem?
    Gostei muito do seu relato e me senti inspirada. Faço faculdade de farmácia, atualmente estou no sétimo semestre mas meu sonho mesmo é cursar letras, e sabendo dessa oportunidade fiquei bastante interessada. Gostaria de saber sobre a sua opinião quanto ao grau de dificuldade do vestibular, se é muito difícil, e se na sua opinião seria possível conciliar o meu atual curso com o de letras (pelo que vi, as aulas começam em agosto e concluo minha graduação em dezembro deste ano se Deus quiser). Muito obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Carolina! Tudo bem?

      Eu não achei o vestibular difícil. Não sei como está agora, mas não deve ter mudado muito. Acho que em química você irá bem, e matemática e português pesam bastante, assim como a redação. Dá para conseguir de boa. Tudo depende do nível de concorrência que você enfrentará. Pode ser que a maioria das pessoas que prestará o vestibular para o mesmo polo que você seja de idade mais avançada, pessoas que estão sem estudar formalmente há algum tempo. Você pode ter uma vantagem.

      Se você fez o Ensino Médio em escola pública, acredito que consiga uma pontuação especial, um tipo de cota. Verifique a possibilidade.

      O primeiro ano é mais tranquilo, creio. São disciplinas mais gerais, teorias da aprendizagem, psicologia do desenvolvimento, etc. Acredito que dê para conciliar as duas ao mesmo tempo. Não vai ser muito fácil, mas dá. Isso dependerá do seu esforço e do quanto você deseja cursar Letras.

      Tente sim. Vá sem medo!

      Obrigado pela visita e por comentar.

      Boa sorte,

      Alan Martins

      Curtir

  11. Olá!

    Vou fazer a prova neste ano, espero que dê certo. Tenho bastante dificuldade em determinadas matérias, enfim, vou tentar da mesma maneira.

    O fato de você dizer que o governo pode interferir no futuro da instituição me deixou um pouco apreensiva… Isso significa o que, especificamente? Já pensou eu passo e do nada (vindo deste governo, não espero nada), decidam dar um fim a instituição? kk.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Daniela. Tudo bem?

      Boa sorte com sua prova!

      Eu falei que o governo pode interferir pois a Univesp é um órgão do governo de São Paulo. Tudo depende do interesse e investimento que São Paulo faz na universidade. Não há como melhorar sem investimentos. Desse modo, um governador ruim pode piorar as coisas. Esse risco há em quaisquer órgãos públicos. Por isso precisamos votar em políticos que valorizam a educação!

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abraço.

      Curtir

      1. Olá Alan!
        Parabéns pelo artigo claro e conciso.
        Você sabe me dizer se a licenciatura da Univesp pode ser feita como complementação pedagógica? Já tenho pedagogia e gostaria de fazer a complementação de letras.
        Obrigada

        Curtido por 1 pessoa

      2. Olá, Talita. Tudo bem?

        Os cursos da Univesp são graduação em tempo normal mesmo, não funcionam como complementação pedagógica. Quem já possui uma licenciatura tem a possibilidade de eliminar disciplinas e horas de estágio, mas apenas isso.

        Se você estiver procurando a complementação pedagógica, eu não indicaria a Univesp. No momento a instituição não oferece essa modalidade.

        Obrigado pela visita e pelo comentário! Espero ter ajudado!

        Abraço.

        Curtir

      3. Olá, Alan. No ano passado não passei, mas tentei novamente esse ano e passei em primeiro. Eu estava dando uma olhadinha em suas respostas por aqui e fiquei um pouco preocupada em relação à ir ao Polo. Tenho ciência que terei que ir em dias de provas, mas haverão outros momentos necessários? Meu Polo é em outra cidade e admito que fiquei apreensiva pois é longe, não tenho essa facilidade de ir e voltar. Outra coisa que eu gostaria de saber é se há possibilidade de troca de Polo. Agradeço desde já pela atenção!

        Curtido por 1 pessoa

      4. Olá, Daniela. Tudo bem?

        O único momento em que é obrigatório se dirigir a um polo é nos dias de provas, além, é claro, para se matricular. Do mais, só será necessário ir se o polo requisitar para algo (o que nunca vi).

        É possível trocar de polo sim, só verificar com seu polo qual a data para se fazer isso. A possibilidade existe.

        Espero ter ajudado!

        Obrigado pela visita e por comentar.

        Abraço.

        Curtir

  12. Olá muito bom comentário sobre a universidade, sou aluno desde 2017, estudei em algumas instituições inclusive renomadas e algumas nem tanto, a univesp me surpreendeu positivamente em relação a qualidade de conteúdo, no geral o Ensino EAD é um desafio embora as pessoas pensem que é mais fácil, indica uma necessidade intensa de estudos… no geral o que é muito difícil na universidade e agora no ultimo semestre estou sofrendo com isso, tenho uma dependência e a universidade indica que possivelmente não ofertara ou ainda não tem nenhuma previsão para disponibilizar a disciplina neste ano, então imagine poderia encerrar a graduação em jul deste ano, e com sorte e colaboração da universidade vou me formar apenas em abril de 2023, se der tudo certo, quase um ano depois …

    No geral todo mundo imagina que por ser EAD teria uma maior disponibilidade de disciplinas, dando a liberdade de conduzir o curso com maior comodidade dos usuários, mas infelizmente não é assim, o retorno tanto do suporte quando ouvidoria é lamentável e acredito ser um ponto relevante na tomada de decisão, a universidade simplesmente não responde nada de forma efetiva no sentido de programações e afins..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Felipe! Tudo bem?

      O EaD traz algumas comodidades, mas também novos desafios.

      Muita gente reclama do suporte e atendimento da Univesp — eu, inclusive. Eles demoram para dar uma resposta e raramente solucionam o problema. Pecam bastante nesse quesito. E isso nem é culpa do EaD, e sim da instituição e sua organização.

      Todo ano a Univesp disponibiliza uma lista de disciplinas de inverno e verão, que possuem equivalência. Tente dar uma olhada, talvez alguma das disciplinas pode servir para você suprir essa DP.

      Obrigado pela visita e pelo seu comentário. Espero que consiga resolver sua situação o quanto antes. Ninguém merece esperar tanto para cursar apenas uma disciplina de dependência!

      Abraços.

      Curtir

  13. Ótimo relato! Quanto ao material usado para estudo, como funciona? São livros físicos ou virtuais? E sobre o vestibular, o de 2022 por exemplo, será para cursar o curso em 2022 ou 2023, fico confusa quanto a isso. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Anelise! Tudo bem?

      Não há material físico. Os alunos têm acesso a duas bibliotecas virtuais, que possuem bons acervos. Tudo depende dos professores, alguns utilizam mais livros, outros, artigos científicos. Ou mesclam. Há a possibilidade de outros recursos virtuais também, assim como as aulas, que são em formato de vídeo.

      Sobre o vestibular, não estou muito por dentro. Mas, se o de 2022 ocorrer no primeiro semestre, é muito provável que as matrículas serão para o segundo semestre do ano. Se for assim, o início das aulas seria no segundo semestre. Dá uma olhada no site da Univesp, no menu “Vestibular”.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abraço!

      Curtir

  14. Pingback: Univesp Aluno
  15. Prezado, me tira uma dúvida. Aquelas disciplinas que exigem parte prática, laboratório, etc. Como é feito? Não existem laboratórios próprios da instituição, correto? Vi em outras instituições que utilizam “laboratórios virtuais”, simulando atividades práticas; a UNIVESP usa o mesmo sistema? abraço e parabéns pelo relato..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Marcos! Tudo bem?

      Em cursos que exigem alguma parte prática, como laboratório, não sei como fica. Eu curso Letras, então não tenho essa necessidade. A parte prática do meu curso é o estágio em escolas.

      Se houve uma turma de Licenciatura em Biologia, não sei como ocorreu, também não sei como fica com as engenharias. Dos cursos de licenciaturas que estão sendo ofertados no momento (Letras, Matemática e Pedagogia), nenhum apresenta essa necessidade. Entretanto, acredito que tudo ocorra de maneira virtual, pois é a pegada da universidade. No polo da minha cidade, por exemplo, não há um laboratório prático (há computadores com acesso à internet, onde os alunos podem estudar acessando o AVA).

      Aconselho que entre em contato com a Univesp para mais detalhes, ou com o polo mais próximo de você. O EaD tem algumas limitações desse tipo, por isso nem todos os cursos podem ser feitos 100% nessa modalidade. Mesmo assim, sempre haverá a parte prática dos estágios, seja em qual curso for.

      Espero que minha resposta possa ajudar! Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraços.

      Curtir

    1. Fala, Renan! Tudo certo?

      Obrigado pelo comentário, fico feliz sem saber que gostou do texto!

      Então você não vai ter problema em se adaptar ao EaD. Já está acostumado. Confesso que é diferente, só que não tão diferente assim. A adaptação pode ser bem tranquila (foi, no meu caso).

      Bons estudos, que seja uma excelente graduação!

      Abraço.

      Curtir

      1. Fala, Gary. Tudo bem?

        Sim, os cursos são de qualidade, com professores qualificados e ótimo conteúdo. Por ser EaD, há os desafios da modalidade. A Univesp é uma excelente opção!

        Obrigado pelo comentário!

        Abraço.

        Curtir

    1. Oi, Elisio! Tudo bem?

      Fico feliz em saber que meu artigo ajudou. Parabéns por ser aprovado no vestibular! Espero que seja uma ótima experiência, repleta de aprendizado! Aproveite bem.

      Obrigado pela visita e pelo comentário,

      Abraço.

      Curtir

  16. Olá…parabéns pelo conteúdo….fiquei com uma dúvida…neste vestibular eu passei para o eixo licenciatura havia escolhido pedagogia…Mas apareceu Letras sera que no 3 semestre poderei optar por pedagogia ou há necessidade de prestar outro vestibular? Poderia me ajudar por favor

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Carla! Como vai?

      Parabéns pela aprovação! Que seja uma ótima graduação, aproveite bem!

      Como você passou para o eixo Licenciaturas, sua turma será formada por pessoas que estarão cursando Letras, Matemática e Pedagogia.

      No primeiro ano, toda a sua turma terá as mesmas matérias. Ao final desse primeiro ano, todos terão a possibilidade de escolher qual das três áreas seguir. Pode ficar tranquila, você vai escolher seguir em Pedagogia quando terminar o primeiro ano. Daí as disciplinas específicas terão início.

      Espero ter ajudado!

      Obrigado pela visita e pelo comentário,

      Abraços.

      Curtir

    1. Olá, Vinicius! Tudo bem?

      Se você der conta de conciliar os dois cursos ao mesmo tempo, pode sim. Você só não pode cursar duas universidades públicas ao mesmo tempo, até onde eu sei. Mas uma pública e outra particular, ao mesmo tempo, pode.

      Espero ter ajudado! Agradeço seu comentário e sua visita.

      Abraços.

      Curtir

    1. Boa noite, Diego. Tudo bem?

      Acredito que a nota de corte vai depender das notas dos candidatos ao polo que você tentar concorrer.

      Você só vai concorrer contra aqueles que escolherem o mesmo polo que você. Se a maioria tiver uma nota alta, então a nota de corte do polo será alta. O mesmo ocorre se a maioria tirar nota baixa, consequentemente o corte também será baixo.

      Espero ter ajudado! Agradeço sua visita e seu comentário!

      Abraço.

      Curtir

    1. Oi, Leticia. Tudo bem?

      Pode fazer o vestibular sim, não tem problema. Para se matricular na Univesp, após ser aprovada no vestibular, você não pode estar matriculada em outra instituição pública de Ensino Superior. Só não é possível estar matriculada em duas universidades públicas ao mesmo tempo.

      Já ser graduada em uma universidade pública não é impedimento.

      Agradeço sua visita e seu comentário!

      Abraços

      Curtir

  17. Olá,
    Muito legal você compartilhar as infos. e principalmente sua experiência, parabéns!
    Assim como você, já tenho uma graduação e estou pensando em uma segunda.

    Acho que os pontos negativos que você levantou pelo curso ser EAD pesam um pouco menos para quem está nessa situação (2ª graduação), então imaginei que os cursos naturalmente atraiam pessoas já graduadas em outro curso.

    Da sua experiência:
    -Essa hipótese é verdadeira?
    -Há muita gente recém formada no ensino médio ou a média etária é mais alta?
    -Há bastante interação entre os alunos via whats/face/AVA mesmo para estudos “individuais” ou a interação se resume mais às atividades em grupo mesmo?
    -Há mais alunos com dedicação integral ao curso ou a maioria já trabalha e leva a UNIVESP em paralelo?
    -Há contato com outras turmas da mesma modalidade em outros polos e com turmas “veteranas” ou acaba sendo tudo mais encapsulado dentro da sua turma/polo mesmo?

    Peço desculpas pela chuva de perguntas, mas é que toda a documentação que encontrei se limita à parte técnica e burocrática.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Minato! Tudo bem?

      Vou tentar dar uma resposta para cada pergunta:

      – Essa hipótese é verdadeira?
      R: Quem já possui uma graduação (EaD ou não), encontrará menos dificuldades no Ensino a Distância, pois já terá uma bagagem intelectual e conhecerá o funcionamento do Ensino Superior. Claro que há diferenças, até entre instituições, todavia, quem já cursou uma faculdade terá mais jogo de cintura. Acredito que, se a Univesp fosse minha primeira graduação, eu teria mais dificuldades, pois o contato é mais indireto, justamente por não ser presencial. Porém, toda primeira graduação não é fácil no começo.

      – Há muita gente recém formada no Ensino Médio ou a média etária é mais alta?
      R: Segundo minha experiência, a maioria dos alunos tem mais de 25 anos e já possui uma graduação, sendo a Univesp a segunda (ou até terceira!). Há alunos recém saídos do Ensino Médio, mas, pelo o que vejo, são a minoria (não diria disparada).

      – Há bastante interação entre os alunos via Whats/Face/AVA mesmo para estudos “individuais” ou a interação se resume mais às atividades em grupo mesmo?
      R: No AVA, há a possibilidade de interação pelos fóruns das disciplinas. Existem grupos de WhatsApp e Facebook, onde dá para interagir também, não só sobre as disciplinas ou estudos. É mais fácil entrar em um grupo de WhatsApp a partir de um grupo do Facebook, já que não dá para pesquisar grupos dentro do Whats. Por canais oficiais da Univesp, o jeito mais fácil são os fóruns mesmo. Você pode interagir com o pessoal do seu polo também, da sua própria turma ou de outros anos.

      – Há mais alunos com dedicação integral ao curso ou a maioria já trabalha e leva a UNIVESP em paralelo?
      R: Por aquilo que já vi a própria Univesp dizer, e segundo minha experiência, a maioria dos alunos trabalha e cursa as disciplinas nas horas livres (geralmente à noite).

      – Há contato com outras turmas da mesma modalidade em outros polos e com turmas “veteranas” ou acaba sendo tudo mais encapsulado dentro da sua turma/polo mesmo?
      R: Com o orientador do sue polo é possível entrar em contato com alunos mais veteranos. Não há qualquer impedimento desse contato, o que é até legal de acontecer, para que o EaD não se torne tão “solitário”. Você pode interagir também com sua turma. Pela internet, via grupos de redes sociais, dá para interagir com pessoas de várias cidades.

      Espero que minhas respostas possam ajudar a elucidar suas dúvidas! Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraço.

      Curtir

    1. Olá, Eduardo! Tudo bem?

      A intenção do texto era essa, oferecer uma visão sobre a instituição e pontuar algumas questões, principalmente para aqueles que pretendem cursar uma universidade EaD e enxergam a Univesp como uma opção.

      Fico feliz em ajudar!

      Obrigado pelo comentário e pela visita,

      Abraço.

      Curtir

  18. Olá! Estou pensando em inscrever-me para o vestibular que abriu recentemente. Eu queria saber se permanece o fato de que só temos que ir ao polo no dia da prova ou caso tenha algum “problema”. Fico preocupada porque eu trabalho e minha disponibilidade de horário para ir ao polo seria pequena. Também gostaria de prestar Letras e seria minha segunda licenciatura.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Rosana! Tudo bem?

      Sim, a obrigatoriedade de ir ao polo é somente para a realização das provas bimestrais, que são agendadas em um dia específico, com antecedência, para toda a sua turma. As provas sempre são agendadas das 18h em diante. Como você ficará sabendo o dia e horário de maneira antecipada, poderá se programar.

      Durante a pandemia, as aulas estão acontecendo de maneira remota, online. Os alunos estão fazendo de suas casas, mas esta não é a situação normal, é algo imposto pelo momento pelo qual passamos.

      Opcionalmente, se quiser, você pode ir ao polo para estudar. Só não é opcional nos dias das provas mesmo.

      Como você já possui uma graduação em licenciatura, talvez consiga eliminar algumas disciplinas. Neste link, você encontra como a Univesp lida com o aproveitamento de estudos: https://drive.google.com/file/d/1YbUMXEdqbCDRr57KEdbVkGNLL19N7Db8/preview

      Agradeço sua visita, e obrigado por comentar! Espero tê-la ajudado!

      Abraço.

      Curtir

  19. Boa noite,
    Prestei IFPB em Campina Grande – PB e também prestarei Univesp. Fiquei até perdida com tantos pólos ofertando o curso de Letras mas priorizei São José do Rio Preto já que na capital provavelmente a concorrência é maior e em cidades menores tenho uma certa preocupação com a infraestrutura. Acredito que Rio Preto atenda bem esse requisito e fica próximo a minha cidade(Uberlândia – MG). Pesquisei “Letras Univesp” no google e achei seu site. Muito obrigada pelas informações e pelas dicas. Att, Lurana

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Lurana! Tudo bem?

      Você só precisará ir ao polo da Univesp para fazer as provas bimestrais, ou para resolver alguma pendência. Mas somente quando voltar ao normal, pois as provas estão sendo online durante a pandemia. Também precisará conversar com os membros do seu grupo durante os Projetos Integradores, caso eles residam em outra cidade. Mas acho que isso é fácil de ser resolvido.

      Os polos precisam oferecer computadores para os alunos que desejam utilizá-los para estudar, internet e salas para a realização das provas. A infraestrutura não será um grande diferencial, não é algo que impactará seus estudos (não tanto assim). Todo o estudo e ensino é online mesmo, até as bibliotecas. Entretanto, como eu disse, só é necessário ir ao polo para provas e resolver pendências.

      Meu polo, por exemplo, funciona durante a noite, no prédio de uma escola de segundo turno.

      Se você conseguir se deslocar até o polo para os compromissos, então tente uma vaga, sim!

      Aliás, boa sorte em seus vestibulares! E obrigado por comentar!

      Abraço!

      Curtir

    1. Olá, Yona! Tudo bem?

      O vestibular é nível Ensino Médio, vai cobrar praticamente todas as disciplinas dessa etapa. Não vai ser tão simples, mas também não é um absurdo de difícil.

      Quando prestei o vestibular, quem elaborou a prova foi a Fundação FAT. Não achei difícil, só não sabia coisas das quais não lembrava (tipo química e física), pois eu terminara o Ensino Médio havia um tempo.

      Este ano o vestibular será feito pela Vunesp. Não é uma banca fácil, porém não está entre as mais difíceis. Tudo depende da concorrência em seu polo.

      Não tenha medo, se você sabe os conteúdos do Ensino Médio, vá com tudo! Lembre-se que também terá a redação!

      Espero tê-la ajudado! Obrigado pela visita e por comentar.

      Abraço.

      Curtir

    1. Olá, Giovanna! Tudo bem?

      Sim, é possível excluir matérias. Se sua primeira graduação foi há pouco tempo, você consegue. Dá para fazer a solicitação online, dentro da plataforma da universidade.

      Porém, conseguir os documentos necessários com sua primeira instituição de ensino superior pode ser um pouco burocrático. Todavia, é possível solicitar o aproveitamento de matérias. Há essa opção. Nunca tentei, por causa da burocracia e porque eu excluiria somente uma ou duas disciplinas.

      A burocracia é maior por parte da primeira graduação, conseguir os documentos pode ser trabalhoso. Não acaba sendo culpa da Univesp. Mas você pode tentar!

      Obrigado pela visita. Também agradeço seu comentário! Fique à vontade para visitar outros posts!

      Espero ter ajudado.
      Abraço.

      Curtir

    1. Olá, Cristiane! Como vai?

      A nota do Enem não substitui o vestibular da Univesp. Todavia, você pode utilizar sua nota do da parte objetiva da prova do Enem, dada pelo percentual de acerto na escala de 0 a 100.
      A nota final (N) para as questões objetivas será dada por:

      N = ((4 x P) + (1 x ENEM))/5 se ENEM for maior que P
      OU
      N = P, se Enem for menor ou igual a P.

      Em que:
      ● P: é a nota obtida nas questões objetivas da prova da Univesp.
      ● Enem: é o percentual de acerto na parte objetiva da prova do Enem (escala de 0 a 100)

      A nota final do candidato será dada pela igualdade:

      NF = ((8 x N) + (2 x R))/10

      Em que:
      ● N: é a nota final da parte objetiva da prova (valor máximo 100).
      ● R: é a nota obtida na redação (valor máximo 100).
      ● NF: é a nota final da prova sem considerar a o Sistema de Pontuação Acrescida (Valor máximo 100).

      Para mais informações, você pode acessar a Portaria do edital em: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjA5OTYxNw%3d%3d
      Nesse documento o processo está explicado com detalhes!

      Espero que minha resposta tenha ajudado!
      Agradeço seu comentário e sua visita. Espero tê-la por aqui mais vezes!

      Abraços.

      Curtir

    1. Olá, Felipe. Tudo bem?

      Primeiro, quero agradecer sua visita e seu comentário! Fico feliz em tê-lo por aqui.

      A UNIVESP é uma universidade com cursos próprios de graduação. Em 2015, foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 945, de 18 de setembro e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

      Dessa forma, a UNIVESP não é a USP, UNESP ou UNICAMP. Há uma parceria entre essas universidades, uma colaboração mútua. Os professores que gravam as videoaulas para a UNIVESP possuem currículos impecáveis, e muitos deles são docentes dessas três universidades supracitadas, ou de outras universidades públicas brasileiras. Só para você ter uma ideia: neste bimestre tenho a disciplina “Introdução à Fonética e à Fonologia”, de autoria da Profa. Dra. Luciani Ester Tenani, que é coordenadora, desde 2013, do Laboratório de Fonética, Ibilce/Unesp.

      Quem emite os diplomas dos alunos da UNIVESP é a própria UNIVESP. É um diploma com peso de universidade pública. Você não terá um diploma da USP, mas terá um que não fica para trás em quesito formação. Não sei se ainda existe preconceito com ensino a distância na hora da contratação. Todavia, pode ter certeza que, no quesito EAD, o aluno UNIVESP estará cursando a melhor, uma universidade que deixa muitas (mas muitas) universidades presenciais no chinelo.

      Trata-se de uma universidade jovem. A UNIVESP vai evoluir muito ainda. Entretanto, é uma boa escolha. Você terá uma boa formação.

      Espero que esta resposta possa ajudá-lo! Fico à disposição.

      Abraço.

      Curtir

  20. Olá!
    Gostei do seu texto! Esclareceu bem algumas dúvidas que eu tinha, porém ainda me resta uma. Se puder esclarecer, agradeço: o vestibular para acesso ao curso é uma prova com todas as disciplinas; português, matemática e etc.. ou uma redação?
    Grata

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Tudo bem, Luzinete?

      Fico feliz em saber que gostou do texto! A intenção era a de esclarecer dúvidas, o máximo possível.

      O vestibular da Univesp contempla todo o Ensino Médio. Então você terá que estudar todas a matérias, como Português, Matemática, Biologia, Química, História, etc. E também há uma redação, sim!

      Ainda não foi divulgado o edital do vestibular 2021. A instituição diz que tais informações estarão disponíveis até o final de março. Por isso, fique de olho no site!

      Obrigado pela visita e por comentar!
      Abraço.

      Curtir

      1. Oi,amigo!É,eu me espantei que vc falou em Letras.Você está trabalhando com Psicologia,tem consultório?Gostei muito de saber que vc também está fazendo Letras,é sempre muito bom buscar por mais conhecimento,na vida,principalmente quando são em áreas que mais tocam o coração,não é?Acho que Psicologia e Letras devem ter uma ligação,vc concorda?

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ainda não comecei a trabalhar com a Psicologia. Por um lado penso que foi bom não ter tentado uma empreitada, por conta do ano terrível pelo qual passamos.
        Psicologia e Letras são áreas com muita coisa em comum, principalmente com a linguística (e a psicolinguística).

        Curtido por 1 pessoa

      3. É,concordo com você.Espero que ano que vem seja mais fácil ou,se ainda não for possível,por conta até do esquema da vacinação no mundo e talvez uma possível retomada das atividades de todos,quem sabe em 2022 você possa ter uma estabilidade maior para iniciar seu trabalho com Psicologia e com Letras.

        Curtido por 2 pessoas

      4. Sim. Os hospitais possuem psicólogos em sua equipe (ou deveriam). A prática hospitalar é muito importante. E também há a psicologia clínica, que é esse atendimento mais conhecido pelas pessoas, em consultórios.

        Curtido por 1 pessoa

      5. E você já tem ideia como vai agir,em relação à Psicologia e Letras?Você fará algum trabalho unindo os dois ou irá agir com cada um em separado?Estudando Letras você poderá ser professor de idiomas ou terá que estudar pedagogia também?Do mesmo modo,você pode dar aulas de Psicologia?

        Curtido por 1 pessoa

      1. Olá Alan, estava procurando informações sobre a UNIVESP pois na próxima semana minhas aulas iniciam. Estava um pouco confusa sobre o funcionamento do sistema deles mas felizmente encontrei seu post e muitas das minhas dúvidas foram respondidas (muito obrigada!), mas ainda assim tem uma dúvida que permanece. Eu gostaria de saber, por favor, sobre o horário, se tem um horário a seguir certinho mesmo ou se os conteúdos podem ser acessados quando desejado, o meu horário é noturno e estou um pouco confusa quanto a isso e não encontro nada sobre no site deles ou similares. Enfim, obrigada pela atenção.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Olá, Larissa! Tudo bem?

        Não há horário a ser cumprido. Você pode acessar o sistema a qualquer momento. Se o horário que você tem disponível para assistir às aulas e ler os textos é o noturno, então tudo bem. Não há esse requisito de horário, muito menos de marcar presença.

        O que você precisa saber é que certas atividades possuem um prazo para entrega, devem ser feitas até o prazo de validade. Os facilitadores das disciplinas realizam lives semanais, para tirar dúvidas e etc. São lives com hora marcada e geralmente ocorrem em período noturno, mas elas ficam gravadas e dá para assistir depois. E ninguém é obrigado a participar, fica a critério de cada aluno.
        O estudo é bastante flexível, você só deve se atentar com o fato de algumas atividades possuírem um prazo para entrega, apenas isso.

        Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Bons estudos!

        Abraço.

        Curtir

      3. Olá!

        Muito obrigada por responder, foi de grande ajuda. Não consegui responder seu comentário diretamente no site, mas espero que por aqui você consiga receber. Obrigada novamente e até! Abraços!

        Curtido por 1 pessoa

      4. Você fez o certo. Para responder ao comentário, você precisa responder ao e-mail que recebeu, aquele notificando que eu havia lhe respondido.

        Fico feliz em saber que pude ajudar! Obrigado pelo feedback!

        Abraços.

        Curtir

Deixe um comentário