As chuvas de fevereiro

Rua coberta por água da chuva
Imagem: PublicDomainPictures. Licença (CC0 1.0).

E aí galera, como vai? Acho que nunca vi um mês de fevereiro ser tão chuvoso quanto esse de 2019. Foram, praticamente, duas semanas de chuvas intensas. A chuva é sempre bem-vinda, mas, quando vem em demasia, acaba causando estragos: e foram muitos, em minha cidade e na região.

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, então essa chuva veio para lavar a alma de todo mundo, para o ano iniciar de vez, além de trazer um pouco de trabalho para consertar tudo aquilo que as águas estragaram. Ah, meu ano também “vai começar” depois do carnaval, pois agora algumas questões pessoais, de cunho empregatício, foram resolvidas. Agora tenho meu tempo livre de volta!

Por conta da escassez de tempo, consegui postar apenas uma resenha. Sendo assim, o ranking de fevereiro será tão vazio quanto o de janeiro. Mas, como tradição é tradição, vamos ver esse ranking mensal, afinal, um concorrente não quer dizer nenhum concorrente.


Capa do livro Memórias póstumas de Brás Cubas Panda1° Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Panda Books, 2018): Um dos maiores clássicos da literatura brasileira. É considerada uma obra muito importante por dos motivos. Primeiro: marcou o início do realismo na literatura brasileira, houve uma quebra com o romantismo e o naturalismo, que reinavam absolutos na literatura brasileira no século XIX. Segundo: foi uma obra que apresentou uma narrativa não-linear, algo pouco comum naquela época, o que foi bastante inovador e até causou estranheza. O defunto Brás Cubas, protagonista da obra, narra sua história de forma crítica e sem medir as palavras, expondo a realidade como ela é, ou seja, um mundo cheio de defeitos, de relacionamentos problemáticos, onde há muita ganância e sede pelo poder. Apesar de se tratar de uma obra antiga, a edição da Panda Books a deixa um tanto quanto mais rejuvenescida. Há inúmeras notas explicativas, explicando não apenas os significados de palavras, mas também contextualizando o leitor no momento histórico e social da narrativa. Uma edição recheada de ilustrações, que dá uma nova luz a esse eterno clássico. Leia minha resenha AQUI.


Como foi o seu mês de fevereiro? Me conte aí nos comentários!

Fique ligado no blog, ainda há muitas surpresas para o ano de 2019!

Obrigado pela visita.

Alan Martins


Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

3 pensamentos

  1. Por aqui choveu (chove) intensamente quase todos os dias… aliás, está mais fácil contar os dias sem chuva, mas eu não reclamo, mesmo com os excessos. Gosto de dias sem sol… deixa tudo mais apetitoso, dos ingredientes que levo para a cozinha e os que tornam a vida mais singular.
    Que o seu ano seja novo-agradável… e produtivo.
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s