
Acho que nenhum mês, em 2018, foi tão corrido e cansativo quanto novembro. Eis alguns motivos para eu pensar assim: avaliações finais da faculdade, finalização e entrega de relatório de estágio, entregar os últimos trabalhos e o sentimento de que tudo está terminando, um ciclo de cinco anos chegando ao fim.
As provas já se foram, não há mais aulas. Posso dizer que sou graduado em Psicologia, só falta o diploma, que vai demorar alguns meses para ficar pronto. Por enquanto, nada parece diferente, precisarei de algumas semanas para que a ficha, enfim, caia. A partir de agora um novo ciclo se inicia, uma nova etapa. É um “adeus”, mas também um “olá” para novas oportunidades.
Mesmo com tudo isso acontecendo, foi possível ler alguns livros e publicar algumas resenhas. Por falta de tempo, não consegui escrever muito em novembro, mas tentei, me esforcei ao máximo. E agora, como de costume, apresento o ranking das melhores leituras do último mês. Quem será o vencedor?
3° Drácula – Bram Stoker (DrakSide Books, 2018): Eis um livro que dispensa maiores apresentações, afinal, o personagem que dá título ao livro tornou-se um ícone da cultura pop, do cinema, da literatura, sinônimo de vampiro. Apesar de não ter sido a primeira obra sobre vampiros publicada, foi a primeira a fazer um sucesso considerável. A história é narrada de forma epistolar, por meio de diários escritos pelas personagens, ou recortes de jornais e cartas. Esse estilo de narrativa tira um pouco o brilho da obra, deixando a leitura um pouco cansativa e arrastada, ainda mais levando em conta os detalhes desnecessários que Stoker inseriu em suas descrições. O vilão não aparece muito de forma direta, ele é muito citado, porém quase nunca está presente na ação, o que é bem chato, uma vez que ele é o grande ícone da obra, um vampiro poderosíssimo. A edição da DarkSide está muito bonita, mas a obra em si decepcionou um pouco. Leia minha resenha AQUI.
2° Um homem bom é difícil de encontrar e outras histórias – Flannery O’ Connor (Nova Fronteira, 2018): O’ Connor não é uma autora muito difundida no Brasil, porém em seu país de origem, os Estados Unidos, possui seu reconhecimento, já tendo vencido, mesmo que de maneira póstuma, um National Book Award. Em nosso país, a finada Cosac Naify publicou uma edição que reunia todos os contos dessa autora, com tradução de Leonardo Fróes. Muitas editoras adquiriram os direitos de diversas obras que a Cosac Naify havia publicado, a Nova Fronteira foi uma delas, adquirindo os direitos de algumas obras de O’ Connor. ‘Um homem bom é difícil de encontrar e outras histórias’, publicada originalmente em 1955, trata-se da primeira antologia de contos de Flannery O’ Connor, que é muito conhecida por esse estilo de prosa. Os contos presentes nessa edição misturam ironia, catolicismo e um humor ácido. Os títulos dos contos parecem bonitinhos, todavia, o que encontramos nas histórias é algo muito diferente, muito mais mórbido. Conheça mais sobre o livro AQUI.
1° Sobre a brevidade da vida/Sobre a firmeza do sábio – Sêneca (Penguin-Companhia das Letras, 2017): Conhecido como um dos maiores escritores da “Era de prata da literatura latina”, Sêneca foi uma pessoa muito influente na corte romana. Tornou-se membro do senado e, posterirormente, foi nomeado questor, um cargo público relacionado à justiça criminal. Mais tarde, atuou como conselheiro do imperador Nero. Sêneca também era conhecido por seus escritos, por ser um importante filósofo estoico. Com tradução direta do latim, feita pelo Professor Doutor José Eduardo S. Lohner, a Penguin-Companhia das Letras publicou uma edição que reúne duas das mais famosas obras desse filósofo. Em ‘Sobre a brevidade da vida’, Sêneca comenta sobre como o tempo é um bem escasso e como acabamos por não aproveitá-lo da melhor forma possível. Não basta apenas viver muito, o que realmente importa é como você investe seu tempo, se em atividades enriquecedoras, ou apenas em trivialidades. Já em ‘Sobre a firmeza do sábio’, o filósofo explica como o sábio é aquele que não se deixa abalar por bobagens, por injúrias recebidas. O sábio não está imune, porém sabe lidar muito bem com as adversidades que a vida apresenta. Uma obra que vai te fazer refletir sobre diversos aspectos da vida, altamente recomendada. Clique AQUI para ler minha resenha.
Como foi o mês de novembro para você, caro leitor? E o que achou desses livros? Se interessou por algum? Diga aí nos comentários!
O post de novembro com o maior número de visualizações foi: + 5 Livros ‘diferentões’.
2018 ainda não terminou. Ainda resta um mês para você realizar seus objetivos. Aproveite bem esse tempo!
Alan Martins
Parceiro

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Great
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelo curso, Alan 🙂 Felicidades para a nova etapa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado. Espero que muitas coisas boas possam acontecer em 2019. 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Alan, meus parabéns pela finalização da graduação em Psico cara! Sucesso enorme pra ti e espero que você consiga ler muitos livros agora que a graduação acabou.
Aliás, vi que você deu uma estrelinha no post que eu fiz sobre o Desafio Literário. Gostaria muito da sua presença neste desafio através de um texto no formato que você desejar.
O envio será aceito até o dia 10 desse mês e é uma possibilidade de exercitar a escrita criativa e ainda conhecer novos escritores.
Aguardo sua resposta 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado! Agora não sei se vai sobrar tanto tempo assim, a faculdade terminou, mas há outros desafios pela frente, estudar para outras coisas, tentar encontrar um emprego na área. Porém a leitura sempre fará parte da minha vida.
Sobre o desafio, vou ver se consigo participar, as coisas estavam muito corridas essa semana, não tive muito tempo para nada. Vamos ver se consigo colocar tudo no lugar. Se eu conseguir, vou te avisar.
Grande abraço!
CurtirCurtir
Parabéns pela conclusão de uma importante etapa! E que ótimo ver que mesmo diante da correria, você conseguiu ler livros muito interessantes!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado! Não foi fácil, mas para tudo damos um jeito.
Grande abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pela graduação, Alan!
Novembro foi um mês bom pra mim… Sobre os livros, já li Dracula, porém em outra edição/editora. Faz tempo e até penso em reler, mas estou atrasada com a lista de leituras! E me interessei pelas obras de Sêneca. Pensarei a respeito…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pela congratulação!
Se você pretende se aventurar pela história do mais célebre dos vampiros mais uma vez, é bom que tenha tempo livre, já que o livro não é tão pequeno assim. Recomendo a leitura de Sêneca, você vai gostar bastante.
Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tempo livre é difícil, mas não impede nada não 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Temos que tentar fazer nosso tempo, espremer um pouquinho para tentar encaixar as coisas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ahh disso eu sei, já o faço 🙂 Ainda assim, o cansaço mental que deriva do trabalho criativo nem sempre me permite querer achar novas brechas de tempo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cansaço mental é algo sério, nem adianta insistir quando ele surge. O melhor mesmo é descansar um pouco, colocar as coisas no lugar, para depois voltar com tudo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
oi, Alan, feliz com a graduação e sei desde já que serás um grande profissional. acredito em você. quanto a leitura: um livro escrito por um amigo aqui de Porto Alegre – Fim da linha, o crime do bonde – onde os enredos se entrelaçam (ou não) no início das duas primeiras décadas do século passado. e um segundo, que foi reler a segunda edição do primeiro livro que editei: 1968: o ano das muitas primaveras. e fiquei triste por constatar que permanece atual demais. retrocedemos, meu amigo. gostei das suas leituras, apenas o Flannery que não li ainda. os outros, leitura de primeira. um grande abraço e tudo de bom para o futuro que já uma realidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pelas palavras e pelas dicas de leitura. O futuro é sempre um mistério, dá até certo medo pensar naquilo que me aguarda. A graduação foi o primeiro passo para um novo caminho, uma preparação, mas é preciso sempre estar buscando crescer e melhorar, só assim, acho, o sucesso virá.
Vou dar uma olhada nesses livros que você indicou.
Obrigado, meu caro. Grande abraço.
CurtirCurtir