Foi divulgada a lista dos finalistas do prêmio literário mais importante do Brasil, que traz uma série de mudanças e novidades para a edição de 2018.
O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, pode não ser o concurso que tenha a melhor premiação em termos financeiros (apesar de ter ocorrido um aumento na edição de 2018), porém trata-se do maior e mais prestigiado prêmio literário do Brasil. Foi idealizado em 1959 e, de lá para cá, já laureou autores consagrados, assim como novos nomes.
Ao longo de sua existência, o Prêmio Jabuti passou por diversas reformulações, com a criação de novas categorias, assim como a retirada de outras. Em 2018 ocorreu uma racionalização de suas categorias, que ficaram distribuídas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Além disso, anteriormente havia dois vencedores na categoria Livro do Ano (um livro de ficção e outro não-ficção), que esse ano premiará apenas uma única obra, independente do gênero. Dentre as novidades temos, por exemplo, um prêmio para o melhor projeto gráfico e para a melhor impressão.
Mudanças ocorrem, seja para melhor, ou para pior. O Prêmio Jabuti continua sendo de grande importância, uma excelente propaganda para um livro (ter na capa o aviso “Vencedor do Prêmio Jabuti” chama a atenção). A premiação ocorrerá no dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera. Enquanto isso, você pode conhecer os finalistas de cada categoria no site oficial do concurso.
Alan Martins
Parceiro

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
nem dei conta de ler o tanto de crônicas, ensaios, traduções…. sei lá. Não confio na política de escolha dos ganhadores. Nosso País tem muita coisa errada. Abç
CurtirCurtido por 1 pessoa
A maioria dos grandes prêmios literários seguem determinadas visões políticas e costumam premiar autores que acompanham essa ideologia (o próprio Nobel, por exemplo). A premiação vai muito além da qualidade literária, o que é ruim, pois muitos autores de qualidade acabam não recebendo as premiações que mereciam. O mundo é assim.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa