NML #07 – Finalistas do Prêmio Jabuti 2018

Prêmio Jabuti 2018 logotipo


Foi divulgada a lista dos finalistas do prêmio literário mais importante do Brasil, que traz uma série de mudanças e novidades para a edição de 2018.


O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, pode não ser o concurso que tenha a melhor premiação em termos financeiros (apesar de ter ocorrido um aumento na edição de 2018), porém trata-se do maior e mais prestigiado prêmio literário do Brasil. Foi idealizado em 1959 e, de lá para cá, já laureou autores consagrados, assim como novos nomes.

Ao longo de sua existência, o Prêmio Jabuti passou por diversas reformulações, com a criação de novas categorias, assim como a retirada de outras. Em 2018 ocorreu uma racionalização de suas categorias, que ficaram distribuídas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Além disso, anteriormente havia dois vencedores na categoria Livro do Ano (um livro de ficção e outro não-ficção), que esse ano premiará apenas uma única obra, independente do gênero. Dentre as novidades temos, por exemplo, um prêmio para o melhor projeto gráfico e para a melhor impressão.

Mudanças ocorrem, seja para melhor, ou para pior. O Prêmio Jabuti continua sendo de grande importância, uma excelente propaganda para um livro (ter na capa o aviso “Vencedor do Prêmio Jabuti” chama a atenção). A premiação ocorrerá no dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera. Enquanto isso, você pode conhecer os finalistas de cada categoria no site oficial do concurso.

Alan Martins


Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

2 pensamentos

    1. A maioria dos grandes prêmios literários seguem determinadas visões políticas e costumam premiar autores que acompanham essa ideologia (o próprio Nobel, por exemplo). A premiação vai muito além da qualidade literária, o que é ruim, pois muitos autores de qualidade acabam não recebendo as premiações que mereciam. O mundo é assim.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s