
Em julho, li muitos livros de ficção científica. É interessante observar como esse tipo de livro apresenta muitos questionamentos de tom filosófico. Muitos autores desse gênero usam a ficção científica como um pano de fundo para fazer uma análise do ser humano e das sociedades. Por isso os considero grandes autores.
Ademais, também tive o prazer de ler Tolstói, um autor de alma filosófica. Todos os livros desse mestre trazem algum tipo de reflexão acerca de vários temas inerentes ao ser humano. De certa forma, essa foi uma característica dos autores da chamada Era de Ouro da literatura russa.
Espero que goste das citações que apresento neste post. Foram todas retiradas de grandes livros, considerados clássicos. Fique à vontade para compartilhá-las, caso desejar.










Caso você tenha se interessado por algum desses livros, saiba que eu já escrevi uma resenha para cada um deles:
A máquina do tempo
A morte de Ivan Ilitch e outras histórias
Fundação
Fundação e império
Segunda Fundação
Alan Martins
Parceiro

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
As citações…sempre as utilizo em meus textos…em meu cotidiano. Acho importante usá-las até porque algumas delas são atemporais. 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza. Há sempre uma que se encaixará em determinado momento ou situação. Todas elas trazem muita sabedoria!
Obrigado pela visita.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
as citações escolhidas por você mostram que o tempo às vezes parece – vou forçar um pouco o conceito – abstrato e em sendo assim as variações podem ser múltiplas. mas, a escolha de Wells: “Não existe inteligência onde não existe mudança ou necessidade de mudança” é atual e reflete muito a realidade que vivemos. belas escolhas, Alan. grande abraço e feliz resto de fim de semana.
CurtirCurtido por 2 pessoas
É uma citação muito boa. Onde há a estagnação, não há avanço. Só se avança quando há a necessidade. Com o Brasil em crise, parado como está, fica difícil avançar, e aí tudo é prejudicado, a educação, a inteligência. Um autor do século passado, mas que permanece atual em muitos sentidos.
Grande abraço. Ótima noite de sábado e um bom domingo!
CurtirCurtido por 1 pessoa