Minhas Leituras #79: Fundação e império – Isaac Asimov

Livro Fundação é império capa Isaac Asimov

“A Fundação sofre uma ameaça”

Título: Fundação e império
Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Ano: 2009
Páginas: 248
Tradução: Fábio Fernandes
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2mJYwMe

“A gratidão é melhor e mais eficiente quando não se evapora em frases vazias.” (ASIMOV, Isaac. Fundação é império. Aleph, 2009, p. 127)

Após um início muito empolgante em ‘Fundação’, o Plano Seldon segue firme e forte, mas um perigo imprevisto pode colocar o Plano e a Fundação em risco. Será que essa nova adversidade será superada?

Mestre dos mestres

Isaac Asimov pode ser considerado uma máquina de escrever — talvez ele fosse um daqueles robôs positrônicos, sobre os quais tanto escreveu. Somando os livros que ele escreveu e editou ao longo de sua vida, obteremos um número superior a 500!

Foi um autor de muitas séries de sucesso, como a série ‘Robôs’, porém foi a ‘Trilogia da Fundação’ que o consagrou, e lhe rendeu o Prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, em 1966.

Assim como Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, Asimov foi, e continua sendo, um dos maiores nomes da ficção científica, uma inspiração para vários autores e diretores de cinema. Suas obras ajudaram a consagrar e popularizar esse gênero literário, tão amado e apreciado por muitos fãs ao redor do mundo.

“Com bastante frequência, bons instrumentos costumam ser, de resto, idiotas.” p. 154

Dois perigos de uma vez

A Fundação foi estabelecida pelo psico-historiador Hari Seldon e seus colaboradores e conseguiu se desenvolver com o passar das décadas, mas não sem antes enfrentar problemas, todos superados por homens corajosos e de destaque, como pôde ser visto no primeiro volume da trilogia.

Seldon previu que o Império Galáctico ruiria e a humanidade passaria por séculos de barbárie, uma nova Idade das Trevas. Com sua psico-história, uma ciência que mistura matemática, psicologia, sociologia e economia, ele conseguiu prever que esse caos poderia ser amenizado. Com o estabelecimento da Fundação no planeta Terminus, um grupo de cientistas deveria levar o Plano Seldon adiante e, em mil anos, um novo império seria estabelecido pelos cidadãos da Fundação.

Apesar de moribundo, o Império Galáctico ainda continua vivo e pretende destruir os planos da Fundação, que passou a ser vista como uma ameaça. Isso foi previsto por Seldon. O que sua ciência não foi capaz de prever é algo ainda pior que o Império: um ser conhecido como Mulo, que está reunindo um forte exército e pretende conquistar a galáxia.

“— Por causa da mão morta da matemática do comportamento humano, que não pode ser detida, desviada nem atrasada.” p. 35

Mistérios e intrigas

Diferente do primeiro volume, que não foi escrito em forma de romance, mas foram contos separados que seguiam uma linha do tempo e um enredo, ‘Fundação e império’ foi escrito e pensado em forma de romance.

O livro é dividido em duas partes. A primeira conta como a Fundação enfrentou o Império Galáctico, que já dava seus últimos suspiros. A segunda parte, que se passa a cerca de cem anos após os acontecimentos da primeira, apresenta um novo perigo à Fundação e ao Plano Seldon: o Mulo, um ser capaz de mexer com a mente das pessoas.

É um livro de ficção científica, sim, entretanto não apresenta uma escrita difícil, nem cheia de detalhes. Asimov é bem direto, não descreve muitos detalhes e os diálogos são vastos. Se parece muito com um livro de mistério, ou policial, onde há reviravoltas, uma surpresa a cada capítulo. Isso deixa a leitura divertida e dinâmica, com eventos que sempre surpreendem.

É comum as segundas partes de trilogias esfriarem um pouco o enredo, apresentando mais detalhes e descrições, com uma narrativa mais “parada”. Não é esse o caso em ‘Fundação e império’, o ritmo da narrativa continua frenético. Ademais, no final, ainda temos uma nova surpresa para o próximo livro!

“[…] mas até mesmo um idiota romântico pode ser uma arma mortal quando um rebelde nada romântico o utiliza como instrumento.” p. 41

Sobre a edição

Seguindo um padrão gráfico, trata-se de uma edição comum, brochura, capa com orelhas, miolo em papel Pólen Soft 80g/m². A fonte poderia ser um pouco maior, porém a leitura não fica prejudicada.

Fábio Fernandes, o mesmo tradutor do primeiro volume, deu continuidade ao bom trabalho, e é bom ter essa constância. Um bom profissional, fã de ficção científica. Uma tradução de qualidade.

“— Os tempos fazem o homem.” p. 29

Conclusão

‘Fundação e império’ mantém o mesmo ritmo de seu antecessor, conseguindo ser superior em certos momentos. Dividido em duas partes, o livro apresenta dois grandes perigos que a Fundação deve enfrentar para conseguir dar continuidade ao Plano Seldon. Ficção científica leve, sem grandes detalhes. Asimov não enrola, vai direto ao ponto, sempre apresentando um fato novo e empolgante, tecendo um enredo que, ao final, traz uma grande surpresa. Narrativa cheia de reviravoltas e mistérios. Os personagens são muito interessantes, principalmente o Mulo, figura que representa um enorme perigo à Fundação e sempre mantém sua identidade oculta. Apesar disso, é possível reconhecer sua identidade um pouco antes da revelação, porém o brilho desse fato não é perdido. Um livro divertido e que entretém o leitor. Vale a pena conhecer essa trilogia.

“Afinal de contas, o ponto essencial em correr um risco é que os lucros o justifiquem.” p. 25

Minha nota (de 0 a 5): 4,5

Alan Martins

Livro Fundação e Império Isaac Asimov Aleph
Design nota 10!

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s