Como alterar o tamanho da fonte no WordPress?

Um post bem escrito e bem editado pode ser muito mais chamativo, agradável e atraente ao leitor. O WordPress oferece algumas ferramentas de edição úteis, disponíveis na barra de ferramentas do editor de texto da plataforma.

Porém, existem algumas ferramentas “ocultas”, que não ficam disponíveis nessa barra de ferramentas. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de alterar o tamanho da fonte do texto. Em planos gratuitos, ao menos, essa função não está “disponível” como uma opção; o tamanho da fonte dos textos será sempre aquele que fora escolhido no momento da edição do tema do blog.

Mas há uma maneira de alterar o tamanho da fonte de um post, e é muito fácil, não sendo necessário nenhum tipo de conhecimento avançado. Neste post, vou te ensinar como fazer isso!


1° Passo

Como aumentar o tamanho fonte WordPress
Essa é a visualização da aba Visual, como indica a imagem.

Comece a escrever um novo post e escreva uma frase qualquer. No meu exemplo, utilizei a frase “Frase teste”.


2° Passo

Aumentar fonte WordPress
Visualizando a aba HTML.

Agora será necessário editar o HTML para alterar o tamanho da fonte. Calma, essa parte não é nada complicada!

Sempre que modificamos o estilo do texto em um post, seja o tamanho, ou a cor, é preciso que esse texto fique entre as tags “span style” e “/span”. Quando, por exemplo, alteramos a cor do texto, o editor de texto do WordPress já faz isso automaticamente (teste você mesmo). Mas, como a alteração do tamanho da fonte não é uma opção disponível na barra de ferramentas, temos que fazer essas edições no HTML de forma manual.

Na imagem acima, indicamos um estilo à frase Frase teste. Font-size: indica que o tamanho da fonte será modificado; xx-large foi o tamanho escolhido. Mais abaixo apresentarei os tamanhos de fonte disponíveis.


3° Passo

Tamanho da fonte WordPress
E não é que funcionou?

Ao clicar novamente sobre a aba Visual, podemos ver o resultado. O tamanho da fonte foi alterado com sucesso!


4° Passo

Como alterar tamanho fonte blog
Traduzindo: text-align indica o alinhamento (à esquerda, justificado); span style indica o estilo, cor e tamanho da fonte; “em” “/em” aponta que a frase “Frase teste” está em itálico.

Essa imagem exibe como fica em HTML a frase “Frase teste” centralizada, em itálico, na cor preta e com o tamanho da fonte alterado.

Quando fazemos algum tipo de alteração prévia, fica mais fácil localizar a tag “span style” para, então, inserir o tamanho da fonte. Logo após o “xx-large” (o tamanho da fonte), vem a cor do texto. Note que as duas funções estão separadas por ponto e vírgula, algo imprescindível!

Wordpress font size
Voilà!

Eis o resultado!


Tamanhos disponíveis

Apresento os tamanhos de fonte disponíveis, do menor para o maior:

xx-small
x-small
small
medium
large
x-large
xx-large

Nos meus exemplos, utilizei o tamanho xx-large. Basta alterar esse valor, com um dos disponíveis acima, quando você desejar modificar o tamanho da fonte.


E aí, até que é fácil, não? Faça testes, vá experimentando. Com o tempo melhoramos nossas habilidades e tudo fica mais fácil. Veja qual tamanho de fonte mais lhe agrada e dê uma nova cara aos seus posts!

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Obrigado por visitar o blog!

Alan Martins

Alterar tamanho fonte blog WordPress
Imagem elaborada utilizando o logotipo do WordPress.

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Gostou das dicas? ‼Confira outras »»»AQUI«««

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

Veja algumas listas e descubra  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

11 pensamentos

  1. Oi eu sou seguidora do teu blog e ando sempre a procura de posts sobre personalização na aparência do blog agora eu tenho uma duvida a alterar o tamanho da fonte os tb podemos faze-lo onde diz títulos 1 , 2 3, agora como alterar a fonte da lera e cor por ex nos títulos dos posts tens algum post assim bjs Alexandra Melo, mas gostei bastante do post só tenho está duvida lololo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, fico feliz que gosta de seguir o blog! Obrigado.
      Pelo o que eu entendi, você pergunta se é possível alterar a fonte do título do post? Se for isso, eu nunca encontrei uma informação sobre como fazer isso, nem sei se existe essa possibilidade. Na barra de ferramentas do editor de texto do WordPress tem a opção parágrafo, que altera a tamanho da fonte, mas de uma maneira preestabelecida, funciona mais para subtítulos, tópicos, etc.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Como diria minha avó paterna, hoje você salvou um monte de almas do purgatório! Informação mais que útil! Sempre fiquei encucado por não conseguir aumentar ou diminuir o tamanho da fonte em minhas postagens! Obrigado! Abraço

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz em saber que a informação é útil! E espero que a explicação tenha ficado compreensível. O WordPress podia oferecer essa função “de fábrica”, mas ainda bem que há uma solução!
      Obrigado pelas palavras!
      Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário