Conheça a rede social para amantes de livros

Você sabia que existe uma rede social criada especialmente para leitores? Pois é, além do Facebook e do Twitter, existem centenas de redes sociais espalhadas pela internet, e uma delas é focada em livros. Estou falando do Skoob, uma rede social brasileira, lançada em 2009.

Não pense se tratar de uma simples rede social, onde você compartilha fotos e o que está pensando no momento. O Skoob conta com algumas funcionalidades comuns em redes sociais, mas como seu foco são os livros e os leitores, a plataforma disponibiliza algumas ferramentas bem interessantes e funcionais para esse público em específico.


Faça amizade e siga seus autores preferidos

Após criar seu perfil, você poderá encontrar leitores com gostos literários parecidos com o seu. É possível enviar uma solicitação de amizade, ou apenas seguir a pessoa, para acompanhar o que ela anda fazendo, comentando suas atualizações e enviando mensagens. Você também pode seguir seu autor favorito e acompanhar novidades sobre novos lançamentos, ou participar de grupos fechados.


Monte sua estante virtual

Uma das funções mais legais que o Skoob disponibiliza é a possibilidade de criar uma estante virtual; adicionar todos os livros que você tem e organizá-los de diversas maneiras: lidos, quero ler, tenho, desejados, metas de leitura, entre outras. Seus amigos podem visualizar a sua estante e você pode visualizar as deles. E, enquanto está lendo um livro, você pode atualizar seu histórico de leitura, deixando comentários ou destacando um trecho que chamou sua atenção. Essa ferramenta ajuda muito na organização, de verdade.


Dê a sua opinião

Se você gosta de opinar sobre um livro que acabou de ler, então vai gostar dessa funcionalidade. Na página de cada livro existe uma nota, que é o resultado de todas as avaliações feitas por pessoas que já o leram. Se apenas dar uma nota a um livro não for o suficiente, você pode escrever uma resenha, para deixar sua opinião bem clara. Um ótimo meio de conhecer diversas opiniões sobre uma mesma obra.


Plus

O Plus é um sistema de trocas. Se você tem um livro que não deseja mais, ao inscrever-se nesse sistema será fácil encontrar alguém que esteja procurando-o, assim como também será possível encontrar livros que sejam do seu interesse. Quanto mais trocas fizer, mais pontos você acumulará, o que também funciona como um sistema de confiabilidade.


Quantas páginas você já leu ao todo?

Quantas páginas eu já li ao longo de minha vida? Pergunta bem difícil de ser respondida! Porém, o Skoob facilita um pouco essa situação. Existe um “paginômetro” no perfil de todos usuários, que exibe o total de páginas que a pessoa já leu, baseando-se nos livros que ela adicionou como “lidos” em sua estante virtual. Na maioria das vezes, pensamos na quantidade de livros que já lemos, mas quase nunca no total de páginas.


Viu um erro? Corrija-o!

Como o Skoob é uma rede social colaborativa, seus usuários podem editar algumas informações, corrigindo erros e melhorando a experiência no site. Se você encontrar uma edição de algum livro exibindo informações incorretas, como o número de páginas, você pode corrigir esse erro. Ou editar as páginas de autores, adicionando alguma informação nova, ou até mesmo cadastrar um novo autor, ou um novo livro.


E aí, está esperando o que? Cadastre-se no site para conhecer todas as suas funcionalidades, garanto que não vai se arrepender.

Caso você já seja cadastrado, vou deixar o link para o meu perfil. Me envie uma solicitação de amizade!

Link para a rede social: https://www.skoob.com.br/

Link para o meu perfil: https://www.skoob.com.br/usuario/1055272

Alan Martins

Logotipo do Skoob
O logotipo oficial do Skoob

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Gostou das dicas? ‼Confira outras »»»AQUI«««

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

Veja algumas listas e descubra  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

24 pensamentos

      1. Eu também tenho o Goodreads, além do Skoob. Comecei a usar o primeiro porque não conhecia quase ninguém que usasse o Skoob.

        Gostei de saber da função do paginômetro! Não sei se o Goodreads apresenta essa função. Mas acho que ele tem uma coisa que não tem no Skoob: a possibilidade de criar um desafio literário anual. Pra este ano eu me propus a ler 12 livros, por exemplo.

        A função Plus do Skoob funciona mesmo; já troquei 1 livro por lá. O que eu ganhei veio em ótimo estado.

        Vou te adicionar lá no Skoob, Alan.

        Curtido por 1 pessoa

      2. O Skoob tem a função de criar metas de leitura, que fica aparecendo no seu perfil, a porcentagem de quanto você já leu e tal. Na virada do ano você pode ver o resumo do seu ano, todas as leituras, o livro mais popular, que a galera mais leu, a média de suas notas. O Goodreads eu não uso, mas entro para ler as análises.
        Obrigado pelo comentário.
        Abraço!

        Curtido por 1 pessoa

      3. Pelo Excel eu achei mais rápido. E ainda vou cadastrando número de páginas, editora, etc. Aí tenho um levantamento anual, mensal, de leituras.
        Só não fica bonitinho como os sites que tem as capas dos livros e tudo mais kk.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Gosto de ler os reviews no Goodreads, pena que não tem muito brasileiro por lá. A Amazon, que é a dona do site, poderia investir em trazer a plataforma para o Brasil, já que também opera vendas de livros por aqui. Seria legal a concorrência. Eu utilizo mais o Skoob, o Goodreads me serve para ler as análises.
      Obrigado por comentar.
      Abraço. 🙂

      Curtir

  1. todas as ferramentas que possam ser incentivo à leitura têm o meu apoio. embora não conheça em detalhes a que você posta hoje – Skoob – tenho a minha biblioteca no ipad com cerca de 800 livros. claro, que individual, mas gosto de ler ali, em especial pelas manhãs e quando estou fora de Porto Alegre. muito bom, Alan. um grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acredito que as redes sociais são de grande importância para incentivar a leitura, ainda mais hoje, sendo muito acessadas, principalmente por jovens (o maior alvo desse incentivo). O Skoob é muito legal, para qualquer um que gosta de ler ou busca uma maneira de se organizar e compartilhar informações sobre livros.
      Eu tenho um Kindle, mas confesso que não o utilizo muito. Porém, esses aparelhos são muito úteis para viagens e pela praticidade, além de serem fáceis de organizar.
      Obrigado pela visita.
      Grande abraço e boa quinta-feira!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário