Dica: Como dividir um post em múltiplas páginas

Para que um blog faça sucesso e consiga visualizações, é preciso todo um conjunto de fatores: bom conteúdo, layout atraente, entre outras coisas. Um fator que, às vezes, é esquecido é a facilidade de uso do blog. Possuir uma funcionalidade intuitiva e simples é tão importante quanto o conteúdo, e pode fazer o visitante passar mais tempo navegando em sua página.

Dependendo do tipo de conteúdo que você publica, o post pode ficar muito longo e, convenhamos, rolar uma página infinitamente nem sempre é algo divertido, mesmo se o conteúdo for interessante.

O WordPress possui um artifício para solucionar esse tipo de problema, que é dividir um post em múltiplas páginas, uma técnica chamada de quebra de página. Pense o seguinte: você quer publicar uma lista sobre os dez melhores filmes de terror do mundo, mas, por conter muito texto e imagens, o post fica muito longo. Utilizando a quebra de página, esse post poderia ficar mais intuitivo ao leitor, mais fácil de ser lido.

Exemplo de um post utilizando a quebra de página
Eis um exemplo de como fica um post utilizando a quebra de página. O conteúdo divide-se em múltiplas páginas. Acho que você já viu algum site utilizando esse recurso, não? Clique na imagem para ampliá-la.

No exemplo acima, cada uma das páginas, destacadas em vermelho, corresponderia a um item da lista. Além de deixar o post mais fácil de ser lido, com esse recurso seu blog terá mais espaço para anúncios (caso seja monetizado), o número de visualizações pode aumentar e a estética da página melhora.

Para fazer isso, não é necessário nenhum plug-in ou possuir um plano pago. Na verdade não há segredo, se o tema que seu blog utiliza suportar esse recurso, será possível utilizá-lo.

Como fazer?

Passo 1

A primeira coisa que você deve fazer é escrever seu post e editá-lo no WordPress, normalmente, como você sempre fez. Edite pensando em como ficará cada página dentro do post, o que será exibido em cada uma delas (quero dividir o post em seis páginas, então na primeira aparecerá isso, na segunda aquilo, etc).

Passo 2

Uma tag em HTML é o que fará o post dividir-se em múltiplas páginas. Essa tag é a seguinte:

<!--nextpage-->

Passo 3

Certo, agora que seu post está todo montadinho, clique na aba HTML no editor de texto do WordPress (na parte superior da tela, ao lado da aba Visual). Copie e cole a tag do passo 2, pois vamos inseri-la onde gostaríamos que o post se dividisse.

Exemplo de paginação no editor de texto do WordPress
Essa será a aparência de seu post ao clicar na aba HTML. Na imagem, o conteúdo abaixo da primeira tag será exibido na página número 2, o da segunda tag na número 3, e assim por diante. Com isso em mente, cole a tag onde você deseja que uma página termine e outra comece. Clique na imagem para ampliá-la.
Wordpress quebra de página page break
Ao clicar novamente na aba Visual, seu post terá essa aparência. Cada page break’ refere-se à uma tag inserida. Clique na imagem para ampliá-la.

Passo 4

Tudo pronto! Clique no botão Visualizar, localizado no canto superior direito do editor de texto do WordPress (ao lado do botão Publicar) e veja o resultado. Seu post terá a aparência da primeira imagem, com as páginas enumeradas ao final. Caso o post dividiu-se de uma forma diferente da imaginada, verifique se você inseriu a tag no local correto.


E essa foi a dica de hoje. Muito simples, não é mesmo? Talvez você até sabia disso, mas acredito que muita gente ainda não conhecia essa função extremamente útil. Suas postagens ficarão mais intuitivas agora e a navegação em seu blog facilitada.

Utilize esse recurso com sabedoria, onde realmente haja a necessidade, ou o tiro pode sair pela culatra!

Obrigado pela visita.

Alan Martins

Como deixar seus posts mais intuitivos
Editado sobre imagem publicada sob Licença (CC0 1.0). Original disponível em: http://maxpixel.freegreatpicture.com/photo-1415619.

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Gostou das dicas? 👉 Confira outras »»»AQUI«««

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

Veja algumas listas e descubra  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

20 pensamentos

    1. Fico feliz que tenha gostado da dica!
      Acredito que não irá afetar, mas sim poderá ajudar, já que essa função contribuirá para o aumento de visualizações. E o post continuará a ser apenas um e não vários (haverá apenas um permalink). Sem problemas quanto ao rankeamento.
      Obrigado pela visita.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s