Para que um blog faça sucesso e consiga visualizações, é preciso todo um conjunto de fatores: bom conteúdo, layout atraente, entre outras coisas. Um fator que, às vezes, é esquecido é a facilidade de uso do blog. Possuir uma funcionalidade intuitiva e simples é tão importante quanto o conteúdo, e pode fazer o visitante passar mais tempo navegando em sua página.
Dependendo do tipo de conteúdo que você publica, o post pode ficar muito longo e, convenhamos, rolar uma página infinitamente nem sempre é algo divertido, mesmo se o conteúdo for interessante.
O WordPress possui um artifício para solucionar esse tipo de problema, que é dividir um post em múltiplas páginas, uma técnica chamada de quebra de página. Pense o seguinte: você quer publicar uma lista sobre os dez melhores filmes de terror do mundo, mas, por conter muito texto e imagens, o post fica muito longo. Utilizando a quebra de página, esse post poderia ficar mais intuitivo ao leitor, mais fácil de ser lido.

No exemplo acima, cada uma das páginas, destacadas em vermelho, corresponderia a um item da lista. Além de deixar o post mais fácil de ser lido, com esse recurso seu blog terá mais espaço para anúncios (caso seja monetizado), o número de visualizações pode aumentar e a estética da página melhora.
Para fazer isso, não é necessário nenhum plug-in ou possuir um plano pago. Na verdade não há segredo, se o tema que seu blog utiliza suportar esse recurso, será possível utilizá-lo.
Como fazer?
Passo 1
A primeira coisa que você deve fazer é escrever seu post e editá-lo no WordPress, normalmente, como você sempre fez. Edite pensando em como ficará cada página dentro do post, o que será exibido em cada uma delas (quero dividir o post em seis páginas, então na primeira aparecerá isso, na segunda aquilo, etc).
Passo 2
Uma tag em HTML é o que fará o post dividir-se em múltiplas páginas. Essa tag é a seguinte:
<!--nextpage-->
Passo 3
Certo, agora que seu post está todo montadinho, clique na aba HTML no editor de texto do WordPress (na parte superior da tela, ao lado da aba Visual). Copie e cole a tag do passo 2, pois vamos inseri-la onde gostaríamos que o post se dividisse.


Passo 4
Tudo pronto! Clique no botão Visualizar, localizado no canto superior direito do editor de texto do WordPress (ao lado do botão Publicar) e veja o resultado. Seu post terá a aparência da primeira imagem, com as páginas enumeradas ao final. Caso o post dividiu-se de uma forma diferente da imaginada, verifique se você inseriu a tag no local correto.
E essa foi a dica de hoje. Muito simples, não é mesmo? Talvez você até sabia disso, mas acredito que muita gente ainda não conhecia essa função extremamente útil. Suas postagens ficarão mais intuitivas agora e a navegação em seu blog facilitada.
Utilize esse recurso com sabedoria, onde realmente haja a necessidade, ou o tiro pode sair pela culatra!
Obrigado pela visita.
Alan Martins

Curta a página do blog no Facebook 👍
Siga no Instagram 📸
Siga no Twitter 🕊
Gostou das dicas? 👉 Confira outras »»»AQUI«««
Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««
Veja alguns dos meus poemas 🍂 »»»AQUI«««
Veja algumas listas e descubra »»»AQUI«««
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ola, e para fazer ficar com um botão “next” somente ao invés dos números
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que não tem como fazer, pois isso já é algo da plataforma WordPress, que já está no código. Talvez seja possível utilizando o WordPress.org, que dá maior liberdade para fazer mudanças, mas é outra coisa, diferente do WordPress.com.
CurtirCurtir
Meu amigo vc poderia pode informar como essa mesma coisa do post mas no estilo desde blog aqui
amigaironica.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você fala do layout da página inicial? Se for isso, vai depender do tema que você usa. Tente procurar um tema semelhante.
CurtirCurtir
Valeu fazia muitotempo que queria aprender isso obrigado conteúdo NOTA 1000ï
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meu amigo muito obrigado fazia tempo que queria aprender a fazer isso nos meus post valeu conteúdo NOTA 1000!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz em saber que o post te ajudou! Faça bom proveito dessa ferramenta!
Obrigado.
Grande abraço.
CurtirCurtir
amo este post e irei protegê-lo 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz em saber! Obrigado. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Útil!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado!
CurtirCurtir
Otima dica! Parabens! Duvida para iniciantes: afeta em algo o rankeamento do post nos mecanismos de pesquisa?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Fico feliz que tenha gostado da dica!
Acredito que não irá afetar, mas sim poderá ajudar, já que essa função contribuirá para o aumento de visualizações. E o post continuará a ser apenas um e não vários (haverá apenas um permalink). Sem problemas quanto ao rankeamento.
Obrigado pela visita.
Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
…”facilidade de uso do blog – dividir post “Adorei a dica… meio complcadinho, mas vai valer a pena experimentar. Bjs
CurtirCurtido por 2 pessoas
Faça um post teste, você vai ver como é fácil implementar essa funcionalidade. Não tem segredo!
Agradeço a visita!
Abraço.
🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa é daquelas dicas fixes… Apesar de achar que no meu blog não vou usar, é sempre bom saber! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
É bem legal isso. Num primeiro momento, parece ser algo complicado de fazer, mas é muito simples. Sempre bom saber, caso algum dia venha a ser útil.
Obrigado pela visita.
Abraço! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que ótima dica! Essa eu não conhecia. Muito bom esses posts ajudando os blogueiros. Obrigada!
CurtirCurtido por 2 pessoas
É um dica bem simples, mas que está bem escondida, o WordPress mesmo não mostra essa opção no editor de texto. Pode ser bem útil para alguns tipos de posts.
Fico feliz que tenha gostado dessa dica! 😀
Obrigado pela visita.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
oi estou a adorar o teu blog acho que vou aprender muito aqui e vou colocar o teu link na minha pagina apoiou e divulgo blogs visita aqui https://fashionchique.pt/apoio-divulgo-blogs/ bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado por divulgar! É uma ótima iniciativa. Fico feliz com a categoria que colocou o meu blog, é um sinal de que meus tutoriais são de boa ajuda! 😀
CurtirCurtir
Obrigada pelo apoio! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa