Aceitando e comprometendo-se para 2018

Tenho certeza que 2017 foi um ano difícil para todo mundo. Não que tenha sido um ano apenas de dificuldades, é importante lembrar das coisas boas, porém, com 365 dias disponíveis, algum empecilho sempre acaba acontecendo.

Olha que interessante: se você está lendo isso hoje, saiba que você conseguiu superar esses problemas, ou, ao menos, está lidando muito bem com eles! Espero que continue assim.

Sempre desejamos um ano feliz, cheio de realizações, carregado de mudanças e etc. Mas acabamos nos esquecendo de que, quem faz essas mudanças, somos nós, assim como de que problemas irão sempre existir.

Por isso usarei a ideia central de uma psicoterapia neste post. Trata-se da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Gosto de brincar que essa é a terapia do “aceita que dói menos”. Não que tenhamos que aceitar tudo numa boa, calados, afinal problemas existem, então é melhor eu aceitar. O terapeuta que utiliza a ACT ajudará seu cliente a compreender, sim, que os problemas estão sempre presentes em nossa vida, hoje está bom, mas não vai ficar assim para sempre. Entretanto, ele também o auxiliará na busca de maneiras para contornar as adversidades, trabalhando a aceitação e formas de lidar com as dificuldades. É retirar o foco dos problemas e começar a olhar para aquilo que faz bem.

Com isso em mente, vamos tentar aceitar nossos pensamentos, emoções e problemas, buscar compreendê-los, suas origens, ao invés de lutar contra. As mudanças irão surgir a partir do momento em que soubermos lidar com nossos eventos privados (emoções, sentimentos e pensamentos). Dessa forma, podemos nos comprometer a agir diferente, para que o ano possa ser diferente, de acordo com o que cada um deseja para si. Afinal, uma das maiores virtudes do ser humano é sua capacidade de adaptação. Vamos utilizá-la!

Para você que está lendo, que 2018 não seja um ano menos que especial, cheio de coisas boas e positivas. Que não lhe falte vontade e força para encarar os desafios, nunca abaixando a cabeça quando a situação apertar. Adapte-se! Os problemas sempre estarão ao redor, sorrateiros, mas você conseguirá enfrentá-los. Você é a diferença, você é o Ano Novo.

Feliz 2018!!!

Alan Martins

Céu Fogos Silhueta Comemoração Fireworks ACT
Imagem por jill111. Publicada sob Licença (CC0 1.0). Disponível em: https://pixabay.com/photo-804838/.

Curta a página do blog no Facebook 👍

Siga no Instagram 📸

Siga no Twitter 🕊

Veja outros artigos de opinião 🤔 »»»AQUI«««

Gosta de poesia? 🍂 Confira meus poemas »»»AQUI«««

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Confira algumas listas 👉 »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

14 pensamentos

  1. As dificuldades sempre vão existir, temos que aprender a lidar com cada uma delas, e não desanimar. Amei o teu post. Poxa, tive que procurá-lo em um dos comentários no meu blog, pois não estou conseguindo acompanhá-lo. Pode ser que o aplicativo não esteja ajudando. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que coisa! Talvez possa ser um bug no aplicativo, que não está carregando direito os posts dos blogs que você segue. Mas que bom que conseguiu encontrar o post, e fico muito feliz que tenha gostado!
      Sempre haverá desafios em nossa vida, não tem como fugir disso. Então é melhor superá-los do que desanimar, só assim podemos ser felizes e ter uma boa vida.
      Grande abraço! 😀

      Curtido por 1 pessoa

  2. ah, meu caro… 2017 foi um ano incrível em todos os sentidos. Foi bom e me obrigou a comprometimentos comigo no sentido de ter como meta superá-lo em 2018. A parte chata é que o tempo literalmente voou, nem mesmo agosto foi capaz de frear esse 2017 ligeiro. Espero que haja pausas em 2018 e que eu possa viver os meses com muito mais calma.

    bacio e feliz ano novo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isso é ótimo! Para mim, 2017 também foi um ano de muitas alegrias.
      Que 2018 possa ser tão bom quanto, ou ainda melhor, e que passe um pouco mais devagar!
      Obrigado pelo comentário!
      Excelente 2018 para você!
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s