PHOENIX, OS MUTANTES FRANCESES

Calma, eu não vou falar sobre experimentos científicos feitos na França, muito menos querer fazer uma comparação com a banda brasileira formada nos anos 1960. Até o final do texto, explicarei a razão do título.

Formado no final da década de 1990 em Versalhes, França, o grupo de Rock Alternativo é composto pelos músicos Thomas Mars (vocais), Deck d’Arcy (baixo e teclado), Laurent Brancowitz (guitarra e teclado) e Christian Mazzalai (guitarra) — os dois últimos são irmãos. Em turnê, juntam-se a eles Robin Coudert, tecladista, e Thomas Hedlund, que dá um show a parte na bateria.

São grandes amigos, o que fica evidente pelo tempo que estão juntos, mais de vinte anos de carreira, sem qualquer briga ou separação. Possuem laços com outros grandes nomes do cenário pop francês, como o duo Daft Punk e a banda Air. No início, a pegada indie era muito forte, o que não mudou muito hoje, porém a fama trouxe contratos com grandes gravadoras. Cresceram sem perder a essência. Venceram, em 2009, o Grammy na categoria de ‘Melhor álbum alternativo’; esse que foi o ano em que alcançaram o ápice do sucesso.

Possuem uma ligação com o cinema, com músicas fazendo parte de trilhas sonoras de diversos filmes, principalmente os de Sofia Coppola (Encontros e desencontros), que é esposa do vocalista da banda e filha do grande diretor Francis Ford Coppola (O poderoso chefão).

Até o momento, gravaram seis álbuns de estúdio, sendo ‘Ti amo’ o mais recente, lançado em junho desse ano. Os outros são: ‘United’ (2000), ‘Alphabetical’ (2004), ‘It’s never beem like that’ (2006), ‘Wolfgang Amadeus Phoenix’ (2009) e ‘Bankrupt!’ (2013).

O motivo de dizer que eles são “os mutantes franceses” é explicado ao ouvir cada um dos álbuns. Todos são diferentes, a banda se modifica a cada gravação. Os dois primeiros discos são mais indies, o terceiro foi mais Rock’n Roll, o de 2009 é Pop, Bankrupt!’ possui influencias orientais e ‘Ti amo’, como o título nos mostra, tem ligações com a Itália. Como Christian disse em uma entrevista, eles sempre odeiam o álbum anterior e tentam fazer algo diferente no próximo.

Essa é uma banda que sempre se reinventa, que não tem medo de arriscar e criar coisas novas. Mesmo no meio dessa metamorfose, não perdem suas características principais, você vai ouvir e dizer: “Essa é uma música do Phoenix”. Além disso, não é uma “banda de estúdio”. Ao vivo, a qualidade sonora dos álbuns continua. São músicos talentosos.

Deixo aqui algumas músicas para você conhecê-los.

Música com uma frase muito sacana


O maior sucesso da banda


Alguém explica o clipe?


Primeiro sucesso, letra bonita


Obrigado por ler.

Alan Martins

this_is_show_time
Minha homenagem à banda.

Curta a página do blog no Facebook 👍

Gostou das dicas? ‼Confira outras »»»AQUI«««

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

Veja algumas listas e descubra  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

15 pensamentos

  1. Das músicas aqui tocadas, só conhecia a segunda, 1901, porque passa aqui na rádio Radaaaaarrrrrrr 😉 rs
    Gostei também da Entertainment, que não consigo explicar nem a letra, quanto mais o clip, mas que achei muito fixe 😉 rs
    Gostei de saber um pouco mais sobre a banda 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Deve tocar muita música boa nessa rádio!
      Boa parte das letras não fazem muito sentido, fica uma coisa abstrata e bem interpretativa mesmo, cada um entende o que quer 😂. Porém, a sonoridade é o melhor. Gosto de como usam os sintetizadores e o baixo.
      Procura no YouTube, vai achar outras músicas bem fixes também.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s