OUTRO LADO ARTÍSTICO

Escrever é uma arte. Considero qualquer tipo de escrita uma arte, o que vai dizer se é boa arte, ou não, é a qualidade do texto. Como qualquer pessoa que visita meu blog pode ver, escrever é algo do qual gosto muito. A escrita é uma arte peculiar, pois quem escreve possui apenas as palavras como ferramenta de trabalho, com a ajuda da imaginação do leitor.

Toda pessoa que desenvolve alguma forma de arte, não fica apenas em uma, apesar de possuir um foco principal, sempre há outra maneira de expressão artística que lhe interessará. É comum ver, por exemplo, atores que são grandes cantores, ou o contrário, entre diversos outros exemplos que poderiam ser citados — o importante aqui é a ideia central do que quero dizer.

Sempre gostei de desenhos animados, principalmente quando eu era criança. Era uma alegria acordar cedo aos sábados para assistir meus personagens favoritos (hoje em dia acordar cedo em um sábado é o pior dos pesadelos). Eu sempre imaginava como os desenhos eram produzidos, como as pessoas faziam para o que era visto na tela se movimentasse. Já na adolescência, aprendi como tudo isso funciona. Meu primeiro contato, após os flip books, foi com o programa Flash, na época pertencente à Macromedia, que foi comprada pela Adobe.

Esse primeiro contato foi muito simples, aprendi apenas os princípios básicos do software. Instalei o programa no computador que possuía e a cada dia desenvolvia algo diferente. Na arte de se fazer animação, sou autodidata. Todo animador é um pouco, pois apenas a pratica irá aperfeiçoar suas técnicas, sempre testando os novos traços para obter movimentos mais fluídos. Nesse tempo, o Orkut ainda estava em alta no Brasil e havia várias comunidades de animadores, com vários tutoriais e gente bacana ajudando. Um site que eu visitava bastante era o Newgrounds, uma espécie de YouTube para produtores de animações e jogos em Flash (esse plug-in tão odiado hoje). O portal Charges também era uma inspiração, tanto que o foco dos meus vídeos era o humor.

Atualmente, estou me dedicando mais a escrita e a leitura, faz um tempo que não crio uma animação nova. É um trabalho não muito fácil, é preciso tempo, empenho e paciência para desenvolver boas animações, ilustrações que imitam bem o movimento real. Ainda penso em fazer algo novo algum dia, porém existem outros planos no momento. Mas, esse é um tipo de arte que me agrada muito, admiro demais quem faz animações.

Vou deixar aqui alguns dos meus vídeos. Não são muito recentes e podem ter qualidade questionável, afinal eu era adolescente quando os fazia. Espero que goste, deixe um comentário dizendo o que achou, vou gostar de saber sua opinião.

Uma animação em stop motion, que deu muito trabalho, mas com um resultado gratificante.


Meu vídeo mais recente, brincando com alguns conceitos da teoria freudiana.


Não é bom ser literal demais.


Já esse foi uma brincadeira entre amigos.


Esse vídeo é especial para mim, pois me ajudou a vencer o concurso YouPop YouRock, em 2009.


Você possui outros lados artísticos? Quais?

É sempre bom variar um pouco e tentar fazer algo novo, diferente daquilo que você já faz.

Obrigado por ler.

Até o próximo post.

outros_lados_artisticos_destaque
Imagem por HalloweenNight. Publicada sob Licença (CC BY-SA 4.0). Disponível em: https://goo.gl/XUchpF.

Gosta de livros?📚 Veja algumas dicas de leitura »»AQUI«««

Gostou das dicas? ‼Confira outras »»»AQUI«««

Veja alguns dos meus poemas 🍂  »»»AQUI«««

Veja algumas listas  »»»AQUI«««


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

28 pensamentos

  1. Cara!
    Que legal, Alan.
    Achei super criativo, parabéns pelo trabalho imagino o quanto foi difícil e demorado para elaborar cada um. Esse dias precisei fazer uma animação e acabei utilizando o powtoon, vale a pena dar uma olhada na plataforma quem sabe você não a utiliza. Sucesso e abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tudo bem Alan? Que post legal, hein? Faz tempo que não vejo uma interação tão grande entre o autor de um blog e o público.
    Gostei muito do primeiro vídeo. Quanto tempo vocês levaram para fazer o vídeo inteiro? Achei bem legal o efeito da câmera fazendo um panorama e uma caixa de amplificador sendo representada por um dominó, muito legal!
    Quanto aos meus talentos artísticos acho que não tenho nenhum. O que faze com o meu blog é só uma brincadeira, um passatempo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ora, tocar o blog já é uma arte e você escreve bem, seus posts são legais. Claro que possui um lado artístico!
      Eu gosto bastante de interagir com a galera mesmo, o pessoal é legal.
      Esse vídeo demorou uma semana para ser feito, pois foi preciso tirar muitas fotos. Deu trabalho, mas valeu a pena. Essa parte do dominó foi por tudo serem brinquedos, achei que ficaria legal, e você gostou, então acho que ficou mesmo!
      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Gostei imenso das animações. Mas principalmente da primeira, em “stop motion”, que é uma técnica que me fascina desde que era um “puto”, como se diz por aqui 😉 rs
    Eu escrevo, toquei em banda, desenho, já fiz algumas coisas ao estilo “artes plásticas”. Herdei essa verve do meu pai (ele e os irmãos todos desenhavam, pintavam, talhavam madeira, etc…). Mas não tenho trabalhado tanto esse lado como gostaria. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ah, gostei da charge sobre Freud… muito bom. Acho que a grande questão da arte é que as pessoas se esquecem que seja qual a forma de arte escolhida (escrita, visual) é preciso se dedicar. Talento é algo incrível, mas se não for lapidada, não é tão atraente. Esfria, esvazia. A escrita pede exercício, dedicação, entrega, como qualquer outra forma de arte. Um músico treina as notas a exaustão. Um pintor as pinceladas e o autor as palavras. É preciso acrescentar, remendar, ler e reler, escrever e reescrever. sem isso, cala-se, silência-se. Frustra-se. E para piorar, hoje em dia está todo mundo com uma pressa infernal. Querem tudo para ontem. Cinco segundos basta. rs

    bacio

    Curtido por 2 pessoas

    1. Muito obrigado pelas belas palavras, e palavras totalmente verdadeiras. Sempre é preciso exercitar sua arte. Se eu for fazer uma animação agora, estarei meio enferrujado, vou apanhar no começo. Só a prática irá melhorar as técnicas. É bem triste mesmo que hoje tudo é corrido, às vezes me perco no meio dessa loucura de tempo, prazos. Não há tempo para apreciar as coisas.
      Que bom que gostou da charge, essa foi muito legal de fazer.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

    2. Bem lembrado, Luna. O tempo e o tato fazem falta no mundo de hoje. As pessoas atualmente não se abraçam, não se tocam, não ouvem a voz um do outro. O que fazem com o corpo na maior parte do tempo é tocar em telas de celular. Precisamos resgatar o prazer por tocar o ser humano.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Acredito que todos nós temos até mais de uma “veia artistica” e por diversas outras razões não as desenvolve, porém é outra conversa essa. Sobre o que mais gosto e sei é escrever/trabalhar com texto, e ser editor me deu esse alicerce para desenvolver o trabalho. Hoje, não tenho escrito nada e editar está de molho por um tempo. Depois, a fotografia. Gosto muito de “olhar”. Nunca no oficio de jornalista fiz fotojornalismo, não me sentia e não me sinto atraído embora admira profundamente os profissionais que fazem e com quem aprendo muito. E parabéns pela animação que é uma das expressões que mais gosto. Abraço, Alan.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Talvez se você encarasse a fotografia como um trabalho, ela não te alegraria muito, e talvez você não conseguisse as belas imagens que sempre posta no seu blog. Essa liberdade de poder tirar a foto que quiser te ajuda a ser mais artístico, mais pessoal. Eu também não sei se conseguiria levar a animação como trabalho, a escrita eu acredito que sim.
      Fico grato pela visita e espero que tenha gostado das animações.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Alan, muito bom descobrir esse teu outro vies artistico. A ilustração sobre as teorias freudianas foi demais. Te parabenizo pelo concurso ganho em 2009 também. Espero que você consiga ter mais tempo futuramente para poder se dedicar as tuas outras veias artisticas.
    Ótimo dia para você!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Muito obrigado! Eu preciso de tempo, mas também de um pouquinho mais de vontade. Devo tomar vergonha na cara e fazer um esforço ha ha. Quando eu tiver uma boa ideia para um vídeo, certamente farei e será postado aqui no blog. Fico feliz que você gostou dos vídeos. 😀
      E você, possui outros lados artísticos?
      Tenha um ótimo dia também!

      Curtido por 2 pessoas

      1. Ficarei aguardando anciosamente por novos videos seus.

        Eu fotografo, acho que esse é um de meus vies artisticos. Todas as fotos postadas aqui no blog são de minha autoria. Não é nada profissional é mais por amor aos pequenos detalhes mesmo. Hahaha

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ah, meus vídeos também estão longe de serem profissionais. Em todo o trabalho que faço, vídeo ou meus textos, tendo dar meu melhor, isso já vale mais do que qualquer profissionalismo, trabalhar com amor já basta!
        Já vi diversas fotos no seu blog. Você poderia fazer um post com fotos, com um tema específico. O que acha?

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s