ROCK E POESIA – POETS OF THE FALL

A banda finlandesa Poets of the Fall é algo peculiar no cenário musical atual. Formada em meados de 2003, possui 7 álbuns lançados até então; ‘Clearview’ foi o último, em 2016.

Apesar de ser uma banda da Finlândia, Marko Saaresto, o vocalista, canta e escreve as canções em inglês. Sua voz é única e surpreende tanto nas versões de estúdio, quanto ao vivo. Ele é um baixo-barítono treinado. Os outros membros da banda são: Markus Kaarlonen, Olli Tukiainen, Jani Snellman, Jaska Makinen e Jari Salminen. A qualidade musical de cada um deles é tão grande quanto a dificuldade de pronúncia (e escrita) de seus nomes.

Pode-se dizer que o estilo musical da banda varia entre as várias vertentes do rock. Com melodias que agradam e letras poéticas, o nome Poets of the Fall se encaixa perfeitamente. A síntese de tudo isso é muita qualidade. Não é uma banda muito conhecida em termos globais, se compararmos com bandas mais famosas — muitas vezes de menor qualidade musical e artística. É uma banda que não possui todo o reconhecimento que merece.

Boa parte dos fãs são jogadores de videogame. A banda possui um forte laço com esse ramo do entretenimento. O primeiro single de sucesso, ‘Late Goodbye’, foi composto a pedido de Sam Lake, escritor da Remedy Entertainment, para ser o tema principal do jogo ‘Max Payne 2: The Fall of Max Payne’. A banda também compôs músicas para outro jogo do estúdio, ‘Alan Wake’.

Os clipes da banda chamam bastante atenção e demonstram o quanto seus integrantes são verdadeiros artísticas, principalmente Marko Saaresto, que se mostra um grande ator. São clipes criativos, com personagens excêntricos e cenários fantasiosos. Característica que diferencia esses poetas nórdicos de diversos outros “artistas”, que possuem clipes deploráveis.

Não é a minha banda preferida de todos os tempos, porém é uma banda que possui meu respeito e minha apreciação. Vale a pena conhecê-la, o estilo musical irá agradar. Se isso não ocorrer, o que acho difícil, os clipes irão suprir esse defeito, pois são uma atração a parte.

Uma combinação perfeita: bela melodia, bela letra e belo clipe. Por isso é a música mais conhecida deles


Um pouco de New Wave


Quem sabe faz ao vivo! Que solo!


Outro grande exemplo de apresentação acústica


Música presente no game ‘Alan Wake’


Visite o canal da banda no YouTube: https://www.youtube.com/

Ou visite o site oficial: http://poetsofthefall.com/


Espero que você tenha gostado da dica musical e que possa apreciar a banda tanto quanto eu!

Obrigado por ler até aqui.

Alan Martins

rock_poesia_potf_destaque
Foto oficial da banda. Disponível em: http://poetsofthefall.com/wp-content/uploads/2016/09/poets-9246-01-web.jpg.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

18 pensamentos

  1. Gosto muito desta banda amigo, aliás, gosto muito de rock, embora quem não me conheça pessoalmente só virtualmente pense diferente rsrsrsr, mas sou bem eclético, gosto muito do new age também, mas com predominância ao rock pop, sendo a Pearl Jam, minha preferida.

    Obrigado pela partilha, bom fim de semana!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Também gosto de vários estilos. Acho que temos que possuir a mente aberta quanto a isso, ouvir a música sem preconceito, para ao menos conhecê-la, e aí sim poder julgar. Mas também dou preferência para o rock e gosto bastante de Peral Jam também. O grunge foi um movimento muito marcante.
      Obrigado pela visita. Ótimo final de semana também!

      Curtido por 2 pessoas

    1. Sempre bom descobrir novas músicas boas, até estou precisando disso no momento. Gosto dessa banda pelo conjunto artístico que trazem, algo raro hoje em dia. Obrigado pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s