OS MELHORES DE MAIO

Mais um mês se iniciou para nós, seres cronológicos, termos mais alguns dias para contabilizar semanas, meses e anos; uma rotina que nos move, querendo ou não. Junho começou bem por aqui, fazendo um pouquinho de frio, um clima muito gostoso, ainda mais com as festas juninas se aproximando, não se poderia querer nada melhor. Porém, o assunto do post é outro: é o mês de maio!

Como maio foi, na sua opinião, caro leitor? Espero que tenha sido excelente, porque assim o foi para mim. Apesar da correria com meu trabalho e com a faculdade, que está me levando ao limite da pontualidade, considero que foram ótimos trinta e um dias. Posso levantar vários pontos para sustentar minha afirmação: consegui ser pontual com os trabalhos da faculdade e com o estágio, tudo vai bem em meu emprego, o blog nunca teve tantos visitantes quanto agora, nada de ruim me aconteceu. Uma eventualidade ou outra sempre aparece, mas temos que focar nas coisas boas, as ruins estão aí para serem superadas, são partes intrínsecas da vida, afinal.

Um outro ponto positivo do mês do trabalhador foi o de que fora produtivo para a leitura e para a produção aqui do blog. Consegui fazer três posts semanais, o que foi muito desafiador e gratificante. E como falo muito de literatura por aqui, dou início à uma nova sessão de posts: todo começo de mês irei fazer um ranking das melhores leituras do mês anterior! Temos quatro concorrentes esse mês: ‘As aventuras de Huckleberry Finn’, de Mark Twain; ‘As travessuras da menina má’, de Mário Vargas Llosa; ‘Caixa de pássaros’, de Josh Malerman; e ‘Nós’, de Ievguêni Zamiátin. Dessa forma, lhe apresento as melhores leituras de maio!


caixa_passaros_capa4° CAIXA DE PÁSSAROS – JOSH MALERMAN (INTRÍNSECA, 2015): Esse livro foi uma decepção para mim. Com uma rápida busca no Google, é possível encontrar muitas análises e resenhas positivas, tanto do Brasil, quanto da gringa. Porém, é muito mais marketing do que qualidade de verdade. Malerman apresenta uma ótima ideia sobre um mundo pós-apocalíptico onde as pessoas devem viver de olhos fechados, pois correm o risco de ficarem insanas e violentas caso abram os olhos e deem de cara com certas “criaturas”. Há alguns momentos que dão medo, onde o suspense é bem trabalhado. Entretanto, a história e as explicações dos eventos são fracas e rasas, há uma certa pressa para finalizar a narrativa. Trata-se de uma boa ideia, pouco desenvolvida. Um potencial desperdiçado. Para maiores detalhes, veja minha resenha sobre o livro AQUI.


menina_ma_capa3° AS TRAVESSURAS DA MENINA MÁ – MÁRIO VARGAS LLOSA (ALFAGUARA, 2006): Estar em terceiro lugar nesta lista não é algo ruim. Os dois primeiros colocados são muito bons, assim como este livro de Llosa, porém um detalhe ou outro acaba decidindo tudo. Temos aqui uma releitura de ‘Madame Bovary’, de Gustav Flaubert, um autor que influenciou muito Vargas Llosa. Uma história de amor, sobre um amor verdadeiro, porém nem um pouco bonitinha. A menina má faz jus ao seu apelido, fazendo o protagonista de gato-sapato. Como o autor gosta de tratar sobre assuntos históricos e políticos em suas obras, aprendemos um pouco sobre os movimentos revolucionários, que eram treinados em Cuba, nos anos 60 e 70, para serem enviados aos países da América do Sul, com a intenção de instalar a revolução. Além disso, conhecemos um pouco sobre a história de algumas capitais da Europa. Uma ótima leitura, de um autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Veja minha análise completa AQUI.


huckeberry_capa2° AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN – MARK TWAIN (L&PM POCKET, 2011): Considerada a obra-prima de Mark Twain, é um dos livros que marcam e dão início às Letras estadunidenses. Escrita com um forte regionalismo, é um desafio para os tradutores, que buscam as melhores formas para adaptar a narrativa para seus respectivos idiomas. Um dos livros mais polêmicos de todos os tempos, causou um reboliço quando foi publicado pela primeira vez, no século XIX, e causa ainda hoje, com editores que buscam censurar palavras consideradas preconceituosas. Por um dos temas da história ser a escravidão nos EUA, há muito o que se discutir. As personagens de Twain falam de maneira simples e informal, com muitos erros e à maneira que se falava naquela época. Muito se mudou de lá para cá, o que não mudou é o fato de essa ser um grande livro, um clássico. Para mais informações, leia minha opinião AQUI.


nos_capa1° NÓS – IEVGUÊNI ZAMIÁTIN (ALEPH, 2017): Apesar de não ser a melhor história de todas, é o livro que marcou o início de um gênero: a distopia. Zamiátin inspirou autores como George Orwell e Aldous Huxley, sem ele, talvez a distopia não fosse um gênero tão presente na literatura mundial, nem nos cinemas. Escrita no início dos anos 1920, é mais uma obra que causou polêmica. Foi censurada pelo governo soviético, deixando o autor incapaz de publicar qualquer coisa no país, o que o levou a solicitar seu exilio. A política e a filosofia são temas centrais da história, sendo possível notar algumas críticas ao que o governo da URSS vinha fazendo com sua população. A ideia principal do livro é mostrar como um governo totalitário, controlador ao extremo, pode nos controlar da maneira que bem entender e até retirar nossa individualidade. A edição está impecável, com vários extras e um lindo projeto gráfico. Clique AQUI e conheça um pouco mais sobre a distopia original.


E aí, concorda com a lista? Já conhecia esses livros? Deixe sua opinião, conte como o mês de maio foi para você. Faça uma lista das melhores coisas que lhe aconteceram. Que junho seja um mês tão especial e produtivo quanto maio.

Obrigado, se você leu até aqui, saiba que possui minha eterna gratidão. Tenha um ótimo mês e até a próxima!

Alan Martins

os_melhores_maio
Imagens de Forium, publicada sob licença CC0 Domínio Público. Disponível em: https://pixabay.com/pt/calend%C3%A1rio-maio-m%C3%AAs-2004846/#_=_; E Ginny, publicada sob licença Atribuição-Compartilha Igual 2.0 Genérica. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Book_sale_loot_(4552277923).jpg. (Editado)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

17 pensamentos

  1. Há! Nada melhor que frio, festa junina e quentão. Junho é mês de festa (e não só porque é meu aniversário)!
    Quanto a maio, posso dizer que por aqui foi bem produtivo também! Ainda estou tentando sair da inércia mas escrevi mais que o usual. Acho que o único contraponto foi que minhas leituras foram mínimas T^T
    Ainda não li nenhum dos livros que você mencionou mas Huckleberry Finn está na minha lista faz um tempo! (lerei em algum futuro próximo ou distante)
    E que junho seja tão produtivo quanto e cheio das boas coisas!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Alan, então… para mim maio não foi tão produtivo, mas em junho as coisas mudarão. Comprei As Travessuras da Menina Má, devido a análise que você fez aqui há algum tempo. O livro ainda não chegou, mas assim que eu começar a leitura comento aqui o que achei. Muito grata por sempre trazer coisas novas. Ah! e parabéns pela super disposição que você tem. Beijão

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi! Muito obrigado pelo comentário. Que bom saber que minha opinião fez você comprar o livro, você vai gostar da leitura. Deixe aqui sim a sua opinião após lê-lo, vamos ver o que achou. Que junho possa ser mais produtivo para você, trazendo mais tirinhas.😄

      Curtido por 1 pessoa

  3. Por aqui maio foi insano, com a indecisos das estações. Mas foi agradável. Li bem menos porque os dias estavam atolados de afazeres da vida adulta e foi difícil me desvencilhar. Que venha junho e dias de páginas. Comecei com Susan Sontag. Bacio

    Curtido por 2 pessoas

  4. Olá Alan Tudo bem?!
    Resolvi fazer uma pequena homenagem aos queridos blogueiros de quem tenho grande alegria em acompanhar. Alguns mais antigos e outros mais recentes, por isso, fiz uma rápida menção sobre você em meu Blog, Patriamarga (https://patriamarga.wordpress.com/2017/06/04/os-melhores-blogs-de-maio/) e espero que goste!
    Parabéns pelos seus textos e por ter servido de inspiração com o tema sobre Maio!
    Sua retrospectiva ficou muito boa e me ajudou com o meu texto!
    Um grande abraço e muito obrigado!
    M.

    Curtido por 2 pessoas

    1. E aí, tudo certo? Fico contente em ter servido como inspiração para esse post, que, diferente do meu, indica leituras de blogs, ao invés de livros. Também fico muito agradecido pela indicação que fez sobre o meu blog, é muito legal saber que gostam do seu trabalho, por mais simples que seja. Você é um cara que escreve ótimos textos, cria muitas histórias boas, o que me deixa mais orgulhoso de mim mesmo, pois um cara como você acompanha e curte meus escritos.
      Muito obrigado pelo post.
      Um forte abraço!

      Curtido por 2 pessoas

      1. Acho que esta é a mágica da coisa toda! Paramos um tempo de nossas vidas, criamos um conteúdo, muitas vezes despretensiosamente, e nem imaginamos que estamos sendo observados, contestados e apoiados por um outro que nem sequer conhecemos.
        Algumas vezes acertamos a mão e nos tornamos referências, inspirações para alguns, sem nem imaginarmos ou pretendermos ser qualquer coisa.
        Seu trabalho é muito bom e merece esta menção, com certeza!
        Siga ótimo, inspirado e detonando.
        Obrigado e parabéns!

        M.

        Curtido por 1 pessoa

  5. Maio chuvoso em seus últimos dias, e muita pesquisa com a música e revirando os arquivos de fotografia. A leitura continua sem perspectiva de ser retornada, escrever quem sabe. O blog felizmente continuo postando todos os dias mas tambem penso que está chegando a hora de parar. Vamos ver. Fico feliz que teu maio tenha sido produtivo. Abraços.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário