TEXTO PARA AS MÃES

Mãe é uma palavra de fácil compreensão, todo mundo sabe o seu significado. Ao ler essa palavra, já existe um símbolo que a representará em nossa mente. É bem provável que esse símbolo é o daquela que deu à luz seu filho. Mas será mesmo que esse é o real significado dessa palavra que todos conhecem, já que todos nasceram de uma mãe?

O fato de gerar um ser humano em seu ventre, durante 9 meses, é algo lindo e louvável. Diferente dos homens, as mulheres possuem essa missão, difícil, mas prazerosa. Não deve haver momento tão maravilhoso quanto o nascimento de um filho, ver aquele pequeno ser, carregado dentro de si com tanto carinho, aguardado com tanta ansiedade, nascer e chorar sua vinda ao mundo. Jamais saberei qual é essa sensação, porém posso imaginar como deve ser boa. Bem, nem para todas.

É inegável a existência de gravidezes indesejadas, onde essas “mães” acabam abandonando seus filhos aos cuidados de outra pessoa, ou pior, numa lata de lixo. Podemos chamar uma pessoa assim de mãe, apenas pelo simples fato do laço sanguíneo? O significado de mãe não se atém apenas a isso, sendo esse um fator que passa longe de ser o principal. Ser mãe é uma questão de afeto, de cuidar, de carinho e de amar. Mãe é aquela pessoa que cuida da gente sem esperar algo em troca. Aquela que fica feliz ao ver o filho amado ser bem-sucedido, e aquela que sofre mais do que qualquer um pelas derrotas. Aquela com quem criamos vínculos mais poderosos do que o aço mais resistente. Pode-se contar sempre com uma mãe, a qualquer momento, em qualquer necessidade.

Uma mãe pode ser (e é na maioria das vezes) aquela ligada pelos genes, porém quantas avós, tias e pessoas que adotam crianças não fazem esse papel de mãe tão bem? Um papel de tamanha importância que cientistas do desenvolvimento humano afirmam sua importância no desenvolvimento de cada indivíduo, sendo essa a figura cuidadora, não necessariamente a pessoa que deu à luz. Imagine o quanto de amor não é necessário para sacrificar boa parte da vida para se dedicar aos cuidados de um filho.

Quem seríamos sem essa pessoa mais que especial, que nos remete às coisas mais lindas do mundo, aos melhores sentimentos? Ser mãe é algo pelo resto da vida, a cada hora, a cada minuto. E dessa mesma forma devemos ser gratos; agradecer a cada hora, a cada minuto por termos (ou já ter tido) uma mãe, ou a pessoa que fez esse papel. Por mais comercial que a data “Dia das mães” possa ser, é importante tirar um dia para pensar nas coisas boas que já recebemos delas, aproveitar o momento para dizer o quanto você é feliz por essa pessoa existir, dizer “eu te amo” e fazer um pequeno agrado, dar um presente; por que não? Mesmo que não seja um presente, mas um gesto bonito, por mais simples que seja.

Toda pessoa que representa o real significado de mãe merece todas as homenagens nessa data, e para todo o sempre. Por mais que haja brigas, a chama do amor delas jamais se apaga, sequer estremece. Se você for mãe, saiba que você é especial. O que seria de todos sem as mães? Talvez sejam as pessoas com o papel mais importante para a vida, para uma sociedade. Essa é minha humilde homenagem àquelas que dedicam uma vida a um, ou a vários filhos. Que esse dia seja espetacular, assim como os que estão por vir.

Feliz dia das mães!

Alan Martins

texto_dia_das_maes_destaque
Fell in the pool, por Jason Regan. Publicado sob licença Creative Commons Atribuição 2.0. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/48656168@N00/162699751/

Encontre livros com desconto na Amazon: https://amzn.to/2l0ER9U


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

5 pensamentos

  1. Não sei se gerar um filho pode ser algo prazeroso, atualmente os relatos dizem justamente o contrário. Que é mística relatar prazeres onde há mais pesar. Não é nada fácil lidar com esses nove meses, dizem. Mas nada disso faz da mulher: mãe.
    Eu não quero ter filhos, tenho outros planos de vida e já senti na pele o peso da minha decisão. Ri, como sempre faço nas horas mais estranhas, mas já vi de perto, muitas mulheres que tiveram seus filhos e que não são mães. Outras que escolheram emprestar o ute-o para amigas, filhas, irmãs e se sentiram mães por alguns segundos, mas nada além disso.
    Acho que dão a palavra (as próprias mães o fazem) um peso imenso e desnecessário.
    Tive uma mãe incrível, que era uma mulher fantástica… e sinto muito orgulho da pessoa que era, não apenas para mim, mas para os outros também. Ser mãe era apenas uma característica na lista de coisas que ela fazia bem. E igual a ela, já encontrei muitas outras mulheres incríveis no ato de Ser mãe e Ser mulher. Não é fácil, como você disse, mas há quem consiga e quem tente sem sucesso e quem nem se esforce porque cuspiram para fora de si uma criatura e elas não sabem como lidar com isso. Somos humanos… adorei a reflexão matinal. grazie
    abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ser mãe não quer dizer ser mulher. Pra mim, são coisas bem diferentes. Um pai pode desempenhar o papel da mãe, assim como um casal homossexual pode fazer isso. Ser mulher são características únicas, assim como ser mãe; mas características biológicas ligam as duas coisas, isso não se pode negar. Mesmo assim, a presença de uma figura feminina na vida de alguém é importante, assim como uma figura masculina. Isso não quer dizer um pai e uma mãe, mas apenas pessoas que representam um papel na vida de alguém. Vejo nas mães algo que eu não sei se seria capaz de fazer, por isso as admiro e acredito que sempre mereçam o respeito (às pessoas que realmente podem ser chamadas de ‘mãe’).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s