O POEMA DA PREOCUPAÇÃO

Durante essa semana e semana passada, estive bastante preocupado. Muitas coisas se misturaram e formaram um enorme emaranhado preocupante: prazos, trabalhos da faculdade, acordar cedo para trabalhar, a sensação de falta de tempo, a vontade de escrever para o blog, a vontade de ler; enfim, muita coisa, mesmo.

Nenhuma palavra pode descrever melhor o que eu estava sentido do que a palavra preocupação. A vontade de conseguir dar conta de tudo o que se deseja acaba desencadeando isso. Já é ruim fazer as coisas quando se está preocupado, e para piorar, esse sentimento elicia uma certa incapacidade, uma sensação de inutilidade. Dessa forma fica ainda mais difícil atingir todas as nossas metas (nesse caso é mais inteligente agir diferente da Dilma e não dobrar as metas).

Não quero me passar por coitado, não escrevo essas palavras para mostrar que minha vida e difícil, nem nada do tipo. Esse é o pano de fundo para o pequeno poema que vem a seguir. O processo de sua criação (ter a ideia, pensar nos versos, escrever) foi uma válvula de escape para essa preocupação toda que eu estava sentindo. Me sinto mais tranquilo agora e para celebrar isso, lhe apresento esse poema, que foi gostoso de escrever. Espero que sua leitura seja tão prazerosa quanto o processo de escrevê-lo foi para mim.

Preocupação

Pô preocupação,
não faz isso comigo não.
A vida já me trata feito um cão,
e agora vem você e sua falta de compaixão.

Lá vem mais um prazo!
Penso: “Xi, outro atraso”.
Queria ouvir as pessoas dizendo: “uau”.
Espantadas, admiradas: “como ele é pontual”.

Sei que a culpa não é toda sua,
mas é que sua presença me anula.
Minha vontade e desejos, ordena que os exclua,
estimulando, assim, esse ciclo vicioso que se perpetua.

Preocupação, estou terminando contigo!
Ontem mesmo, no bar, conversando com um amigo,
cheguei à essa decisão e, por mais que doa, de você me desligo.
Aguardarei seu retorno, mais preparado, para o meu velho arqui-inimigo.

Alan Martins

poema_preocupacao_destaque
Imagem por Efraimstochter. Publicada sob licença Creative Commons CC0. Disponível em: https://pixabay.com/pt/se-preocupe-com-porco-teddy-bear-705178/

E aí, gostou? Deixe um comentário e avalie o post. Ficarei feliz em saber sua opinião. 😄


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autor: Alan Martins

Graduado em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico. Atualmente graduando em Letras.

31 pensamentos

  1. Ah,e vi agora,vc está acompanhando meu blog?Obrigada,Alan,valeu!Vc pode estranhar eu dizendo “acompanhando”,é que gosto mais assim,do que dizer seguindo.Mas não tenho problema nenhum com “seguir”,apenas prefiro dizer acompanhar,acho mais fofo.Só quando não tenho outro modo de me fazer entender,uso seguidor,seguir.Apesar que,quando sou eu,digo que sigo,sou seguidora mesmo,mas para amigos,prefiro dizer que acompanham.Espero que você tenha entendido,fale como quiser,sem problema nenhum!

    Curtido por 2 pessoas

    1. E aí, professor, tudo bem? É, eu gosto de escrever e me arrisco um pouco nessa arte, ao menos tento. Elogios vindo de uma pessoa como você valem mais do que qualquer coisa. Isso é muito motivador. Aproveite e sinta-se à vontade para ver os outros posts, o conteúdo é bem variado. Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Curtir

  2. Tenha certeza meu amigo, que a leitura para mim, foi muito prazerosa sim. De pronto, o que eu pude perceber lendo teu maravilhoso texto, é que és um sujeito de muita responsabilidade, daí o fato dessa preocupação se acentuar com as rotinas do teu dia a dia. O poema com versos perfeitos, serviu para você exteriorizar toda essa preocupação e um antídoto para aliviar essas sensações. Maravilhoso todo o conjunto da obra. Parabéns e super abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário