Minhas Leituras #13: Essencial Franz Kafka – Franz Kafka

essencial_kafka_destaque

“Para conhecer esse grande autor”

Título: Essencial Franz Kafka
Autor: Franz Kafka
Editora: Penguin-Companhia
Ano: 2011
Páginas: 304
Tradução: Modesto Carone
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2MPg0WJ

Apesar de considerarmos, hoje, Franz Kafka um dos maiores prosadores do século XX, ao lado de James Joyce e Marcel Proust, devemos ficar cientes de que nem sempre foi assim. Sua carreira como escritor foi curta, assim com sua vida; faleceu antes de completar 41 anos, vítima de tuberculose – é incrível como vários autores famosos do final do século XIX e início do século XX morreram por consequências dessa doença, parecia até um pré-requisito para se tornar um escritor. Em vida, foi um autor quase desconhecido, seu sucesso e reconhecimento vieram após sua morte, infelizmente. Sua produção literária não é tão vasta, escreveu alguns romances, porém gostava mesmo era de escrever contos e novelas, alguns publicados durante sua vida, outros posteriormente, pelo amigo Max Brod, que não queimou os manuscritos de Kafka, como ele mesmo havia solicitado. O livro Essencial Franz Kafka reúne alguns contos e novelas mais importantes do autor de língua alemã mais lido no mundo (tirando os best-sellers, que são considerados uma cultura criada pelo comércio e não arte, como diz Modesto Carone), e que influencia o mundo literário até hoje. Kafka é a arte em sua versão mais refinada.

Os contos e novelas foram selecionados pelo tradutor Modesto Carone, que além de possuir traduções aclamadas, é professor e autor de livros premiados. Quando se fala em Kafka no Brasil, atualmente, esse é o cara. Não é apenas o tradutor das obras do autor para o português do Brasil, mas também um estudioso da literatura kafkiana (o cara é tão bom que um termo foi cunhado a partir do seu sobrenome). Carone apresenta notas antes de cara conto ou novela do livro, onde expõe alguma interpretação sobre o que vamos ler, além de uma introdução onde conta um pouco sobre a vida e o estilo de escrita de Kafka. Isso é uma parte muito interessante desse livro, pois apresenta conteúdos extras, o que enriquece a leitura, trazendo um maior conhecimento cultural ao leitor.

Estamos falando aqui sobre uma escrita única, onde o narrador não possui onisciência; ele está tão ciente das coisas quanto o protagonista. Isso foi um marco, uma ruptura com o estilo dos autores do século XIX. Essa edição possui alguns textos mais longos e outros bem curtos, e mesmo esses são instigantes, apesar das poucas palavras. Todos possuem uma gama infinita de interpretações. Kafka não nos apresenta uma moral explicita, tudo está nas entrelinhas, à interpretação de quem lê – apenas Diante da Lei apresenta uma espécie de moral, uma que nos serve até hoje. Sua obra mais conhecida e interpretada, A Metamorfose, está presente nesse livro, certamente não podia ficar de fora. Essa novela pode ser interpretada por diversos vieses, diversas teorias. Muitos psicólogos e psicanalíticos já deram diversos significados para a transformação de Gregor Samsa em inseto. Até uma interpretação marxista é aceita hoje em dia, levando em consideração o social e o trabalho do protagonista. Por isso podemos afirmar que Kafka é arte: trata-se de uma literatura atemporal, única e aberta a várias interpretações. Não é uma escrita para entreter, para se passar o tempo, mas sim algo que vai chocar, que vai perdurar; um comprometimento com a arte e não com o dinheiro ganho com ela. Diferente de outros autores considerados clássicos, Kafka não possui uma escrita elitista, escrevendo sobre gente rica; seus contos e novelas são de caráter interpretativo e reflexivo, acima de tudo.

Os elogios são para os valores artísticos e culturais, para a bagagem que o leitor irá adquirir ao ler Franz Kafka. Porém, não se trata das leituras mais divertidas de todas, cheias de mistérios, ação, ou coisa do tipo – com exceção de Na Colônia Penal, que apresenta uma narrativa violenta e um tanto gráfica. Podemos dizer que não é uma leitura para quem está se iniciando no mundo da literatura, mas sim para alguém que já possui o costume de ler, alguém que busca os autores que influenciam a atualidade, que marcaram época. É uma leitura muito mais do que recomendada para pessoas que estudam na área de humanas, principalmente estudantes de Psicologia. Inclusive, essa área deve ter influenciado muito o autor, já que em Aforismos ele escreve “Pela última vez, psicologia!”. O conhecimento científico é muito importante na formação de um profissional, mas sua bagagem cultural é tão importante quanto.

Sobre a edição, segue o padrão das publicações feitas pela parceria feita entre a Companhia das Letras com a gigante mundial Penguin Books. São livros em paperback, sem orelhas, com um estilo de capa padrão. Essa parceria visa publicar clássicos mundiais, com traduções dedicadas e introduções sobre a obra e sobre o autor; excelentes edições para quem busca a literatura clássica (não recebo nada pelos elogios, infelizmente, é apenas minha opinião sincera). Apesar da capa ser mole, as páginas são de papel Pólen Soft, com boa diagramação. Uma leitura muito rápida, já que muitos contos são bem curtos mesmo. Garanto que vão prender sua atenção.

Minha Nota (de 0 a 5): 4,5.

Alan Martins

kafka_essencial
A capa do livro apresenta um retrato do autor, pintado por Steve D. Hammond. Altamente interpretativa.

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

8 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s