Minhas Leituras #7: Marina – Carlos Ruiz Zafón

marina_destaque

“Uma aventura cheia de suspense”

Título: Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 192
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2oGAToy

Esse foi o primeiro livro de Zafón que tive o prazer de ler. Esse é o primeiro de outros. Sim, eu gostei bastante dessa leitura.

O autor diz que sua intenção foi escrever uma história para ser lida e apreciada por alguém de todas as idades, apesar de ser vendido como um livro infanto-juvenil, como podemos ler no prefacio escrito por ele mesmo. Realmente, é uma trama que pode agradar crianças, jovens e adultos. Apesar de crer que crianças não podem absorver todos os sentimentos presentes nessa história.

A história se passa em Barcelona, mesma cidade onde Zafón nasceu. O protagonista é Óscar, um jovem estudante de um internato que ao se aventurar por antigos casarões se encontra com a menina que dá título ao livro, o que dá início a uma forte amizade. Marina vive com seu pai, Germán, e seu gato Kafka. Os dois acabam descobrindo um mistério do passado e, a partir de então, a trama se desenrola.

Cada personagem possui uma história pessoal muito bem desenvolvida e muito interessante. O autor consegue dar à cidade um tom de magia e fantasia, mesmo que o enredo se passe no final dos anos 70. Os mistérios descobertos são apresentados de maneira rápida, sem enrolação. Isso intriga e deixa o leitor com mais vontade de ler e descobrir o que aconteceu e o que está acontecendo.

O passado que desse mistério que envolve a história é muito criativo, cheio de suspense. Como disse, cada personagem tem um papel muito bem escrito. Os momentos de tensão e de tranquilidade são bem equilibrados. A história se torna mais misteriosa, mais intensa e tensa perto do final. Porém o ritmo nunca é quebrado. Os momentos de pausa são para a construção das relações entre as personagens.

Um tom muito sombrio dá ao livro características de livros de terror. Digo que cria uma atmosfera muito mais assustadora do que muitos livros de terror que já li, imaginando-se na perspectiva do protagonista. Além disso, o mistério está sempre no ar e há momentos tristes e alegres. Podemos sentir como a amizade entre Óscar e Marina cresceu a cada página virada.

Recomendo muito esta brilhante leitura. Acredito que seja uma obra que possa agradar qualquer um, pois apresenta um enredo que tem de tudo um pouco. É um desses enredos que mexem com nossa imaginação e sentimentos. Zafón sabe muito bem como escrever uma história que prende o leitor, que o fascine e não o faça desgrudar do livro. Poderia muito bem ser adaptado em um excelente filme.

A edição é boa. Páginas em papel Pólen Soft, seguindo o padrão da editora. Apenas achei que a fonte poderia ser um pouco maior, já que o livro é pequeno. Mas é uma edição de qualidade. Leia-o, você não se arrependerá.

Minha nota (de 0 a 5): 5

Alan Martins

capa_marina
Acho que essa capa reproduz bem certa passagem do livro, só achei essa Marina um pouco nova demais.

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s