Minhas Leituras #5: Enders – Lissa Price

enders_destaque

“Uma péssima continuação”

Título: Enders
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 288
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2Q8iOMU

Esse livro é a continuação direta de “Starters”, primeiro livro da série. A leitura do primeiro livro é mais do que recomendada para total entendimento do enredo.

O conceito do livro é bem interessante, com uma mistura de distopia, ficção científica e suspense, com uma pegada mais teen. A história se passa na Califórnia, no futuro. É uma época de grande avanço tecnológico. Existem muito poucos adultos vivos, pois foram mortos em uma guerra biológica que devastou a região. A população predominante é formada por velhos (enders), e jovens e crianças (starters). Devido a esse avanço tecnológico, os idosos conseguem viver por mais tempo e com saúde. Agora eles dominam tudo e oprimem os starters, que são obrigados a viver nas ruas, em péssimas condições, ou em instituições, que funcionam como um tipo de prisão. O grande lance da história é uma nova tecnologia que surge no mercado: um chip que, se instalado na cabeça de um starter, permite que um ender possa controlar o corpo desse jovem, e dessa forma poder desfrutar da juventude novamente. Nossa burrinha protagonista resolve se voluntariar e receber um chip, já que uma boa grana é oferecida e ela deseja uma vida melhor para seu pequeno irmão.

A história começa a partir daí. Claro que é uma explicação superficial do enredo, mas não esperem muito desse enredo. Apesar do grande conceito, não é bem desenvolvido e se perde com situações menos empolgantes. A autora tinha tudo para escrever uma série incrível, porém pecou em não detalhar muito bem o mundo atual, dar pouca explicação sobre a guerra que ocorrera, por não dar maior valor emocional ao livro e aos personagens, e por contar a história de maneira apressada. Ah, e pela protagonista, que é bem idiota.

Não há personagens memoráveis, nenhum consegue capturar o sentimento do leitor. As decisões tomadas são meio sem sentido, assim como os diálogos em certas situações. Poderia haver mais detalhe. Detalhes demais cansam, mas fazem falta quando são escassos, porque a imersão no mundo criado pelo autor dá-se pelos detalhes. As cenas de ação são divertidas, mas um pouco forçadas, às vezes. Por se tratar de adolescentes lutando contra soldados armados, dá uma sensação de irrealismo.

A parte boa é a crítica sobre como damos mais valor para o exterior de uma pessoa, para a estética. É difícil aceitar a idade e as limitações que ela traz, por isso criamos maneiras que nos possibilitem ficar jovens por mais tempo, ninguém quer ser velho. E também até onde iriamos por dinheiro, quando a situação aperta. Há alguns pontos para se levar em conta e refletir, até mesmo a questão da evolução tecnologia.

Enfim, a autora tinha um grande conceito em mãos, mas não conseguiu criar alho marcante. É apenas um livro de leitura rápida e fácil, que não acrescenta em nada e que pode entreter. Talvez por ser uma autora iniciante, ela pode evoluir muito ainda, já que tem ideias fantásticas. Lissa Price é muito criativa.

A editora caprichou na composição do livro. A capa é metalizada, contribuindo com a questão futurista da história. As páginas são de papel de qualidade e a fonte utilizada é de ótimo tamanho. Geralmente a Novo Conceito sempre tem um grande cuidado com a questão estética do livro.

Minha nota (de 0 a 5): 2,5

Alan Martins

enders
A capa realmente chama a atenção.

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s