Minhas Leituras #3: Batismo de Fogo – Andrzej Sapkowski

batismo_fogo_destaque

“Geralt faz novas amizades”

Título: Batismo de Fogo
Autor: Andrzej Sapkowski
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2015
Páginas: 348
Encontre este livro na Amazon: https://amzn.to/2wP5RQ2

A resenha de hoje é sobre o quinto livro da saga do bruxo Geralt de Rívia.

Sucesso estrondoso na Polônia, país de origem da saga, foi adaptada para o cinema polonês sob o título “Wiedźmin”, e também em uma série para TV com 13 episódios, levando o mesmo título. Os livros são muito conhecidos em boa parte da Europa, porém a criação de Sapkowski ganhou o mundo com a publicação da série de jogos “The Witcher”. O sucesso dos videogames foi tanto que os livros estão sendo publicados em diversos países, até com capas desenhadas pela produtora dos jogos.

A publicação dos livros no Brasil não se deve ao destaque dos jogos, mas sim ao esforço do tradutor Tomasz Barcinski, que sempre lutou para que mais obras polonesas fossem publicadas no país. Foi ele quem levou a obra à editora e insistiu para sua publicação, chegando a traduzir a obra antes mesmo do aval da editora. A tradução de Tomasz é excelente, pois ele é natural da Polônia. Ele mantinha conversas com o autor e baseava-se na tradução espanhola, considerada a melhor tradução. Infelizmente o tradutor faleceu em 2014 e não conseguiu concluir a tradução de toda a saga. A missão de concluir o trabalho de Barcinski foi dada a Olga Baginska-Shinzato, sendo “Batismo de Fogo” sua primeira tarefa. Posso dizer que ela continua a tradução da saga com o mesmo esplendor.

Bem, a saga é formada por 7 livros. Os dois primeiros são compilações de contos e os outros 4 são romances. Algumas pessoas podem dar menos importância para os dois primeiros livros, por serem contos, mas eles são essenciais para a saga, pois introduzem o leitor no mundo do bruxo Geralt e possuem elementos importantíssimos para o desenrolar dos acontecimentos.

Um bruxo, no universo de Sapkowski, não se trata de um feiticeiro. Um bruxo é alguém que ganha a vida matando monstros. Treinados desde pequeno para matar, os bruxos passaram por mutações que elevam suas capacidades físicas à níveis sobre-humanos. Além de serem habilidosos com espadas, possuem a capacidade de conjurar pequenas magias chamadas de “sinais”.

O livro começa pouco tempo depois dos acontecimentos ocorridos em “Tempo do Desprezo”, livro anterior. Após se recuperar, Geralt parte para encontrar uma pessoa muito importante para ele. Essa busca não vai ser fácil, pois há uma guerra acontecendo e o bruxo encontrará vários problemas pela frente por conta disso. Por sorte ele encontrará companheiros para essa aventura, personagens já conhecidos e outros que fazem sua primeira aparição aqui.

Estamos falando de um livro de fantasia, vamos ser apresentados a anões, monstros, elfos e tudo o que o gênero tem para oferecer. Boa parte do humor ocorre por conta dos anões, que não são nada educados, falando palavrões e peidando na frente de mulheres. Além do humor, a história é recheada de ação. As cenas de batalhas são muito bem descritas, transmitindo emoção, perigo e empolgação, e mostrando as habilidades de um bruxo. A leitura flui nessas partes.

Diversos temas atuais são abordados na história. Racismo, políticas, aborto, feminismo, machismo, entre outros. Isso é bom, pois traz uma sensação de atualidade, por consequência uma maior identificação do leitor. O vocabulário utilizado também contribui para essa pegada de atualidade. Algumas palavras são novidade e até causam estranheza, mas os diálogos são escritos de maneira clara, não há presunção de se utilizar palavras rebuscadas.

Recomendo a leitura do livro e de toda a saga. A autor consegue prender e amarrar os fatos e acontecimentos muito bem, sempre fazendo as coisas serem guiadas pelo destino. Chega a ser engraçado como as situações acontecem, de maneira inimaginável, como um milagre ou ironia. Trata-se de uma leitura repleta de ação, humor e de temas sérios que remetem ao cotidiano. O autor é muito inteligente e sabe fazer uma conexão entre a fantasia e o mundo real, sempre fazendo uso de seu ótimo senso de humor. O final desse livro é muito engraçado e irônico, terminando uma história tensa de maneira leve.

Tenho certeza que a saga vai fazer muito mais sucesso aqui no Brasil. O último jogo lançado foi um grande sucesso mundial, a produtora investiu bastante e até lançou o jogo totalmente dublado e legendado, pois percebeu que a série faz sucesso aqui. A editora que publica os livros também está se empenhando bastante. “Batismo de Fogo” foi publicado com papel Pólen, diferente dos livros anteriores que utilizavam papel branco comum. As capas dos livros são muito bonitas, baseadas na edição espanhola. A partir desse ano, a editora oferece, também, uma outra opção de capas, baseada na franquia dos videogames. Isso mostra que a editora está investindo na série. Eu fico no aguardo da publicação dos dois últimos livros que completam a saga. Espero que não demore muito, mas como no Brasil o mercado editorial não é dos mais fortes, acho que vou ter que esperar um pouquinho.

Minha nota (de 0 a 5): 5

Alan Martins

batismo de fogo
As capas dos livros dessa saga são muito bonitas mesmo.

Parceiro
Livros mais vendidos Amazon
Clique e encontre diversos livros em promoção!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

Autor: Alan Martins

Graduando em Psicologia. Amante da Literatura, resenhista e poeta (quando bate a inspiração). Autor e criador do Blog Anatomia da Palavra. Não sou crítico literário, porém meu pensamento é extremamente crítico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s